Seleção da Alemanha estrela novo filme da Mercedes

Patrocinadora oficial da Seleção da Alemanha, a Mercedes resolveu aproveitar a proximidade com a Copa do Mundo FIFA 2014 para colocar os jogadores como estrelas de seu novo comercial, produzido pela Tempo Media e com VFX/pós-produção do The Mill. A criação é da Jung von Matt/Neckar.

Ao som de Not Giving In, do grupo Rudimental, o filme dirigido pela dupla Alex e Liane mistura cenas dos jogadores em ação e de um Mercedes Classe C, criando uma unidade entre os dois.

Para variar, é preciso destacar o trabalho da equipe do The Mill, que recriou alguns cenários conhecidos e garantiu um filme bonito e sem emendas. Vale o play.

mercedes

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Centenários revelam lições de vida em novo filme da Dodge

Se uma pessoa pode aprender muita coisa em 1 hora, 1 dia, 1 semana, 1 mês, 1 ano, imagine só o que ela não aprende em 100 anos. Um século é tempo o suficiente para se vivenciar histórias e experiências. Tempo o suficiente para se construir uma marca. Para comemorar seus 100 anos, a Dodge convocou os criativos do The Richards Group para criar uma campanha à altura.

O resultado é Wisdom, um filme protagonizado por um grupo de centenários que revelam suas lições de vida, tudo aquilo que aprenderam ao longo de seus bem-vividos 100 anos (alguns um pouco mais, outros um pouco menos). “Aprenda com seus erros”, “Viva o agora”, “Há milagres ao seu redor”, “Mantenha seus olhos abertos… e algumas vezes a sua boca fechada”.

Quando menos se espera, os conselhos ganham um ar de desafio, recomendando que “nem sempre faça o que mandaram você fazer”, “viva rápido” ou ainda “seja mau”. Mas “nunca se esqueça de onde você veio”.

Wisdom não tem legendas em português, mas vale demais o play.

dodge dodge1

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

A história de um homem e seu Fusca, viajando pelo mundo

Em 1955, Paul Loofs comprou um Fusca e tomou a decisão de rodar o mundo a bordo do carro novo. Não uma, mas três vezes. E, acredite ou não, 59 anos após sua primeira volta ao mundo, o Beetle #903847 continua na estrada, como podemos ver no documentário e hotsite Once More, The Story of VIN 903847da Volkswagen.

O projeto de contar a história de Loofs, hoje com 82 anos, e seu Fusca, foi entregue pela VW do Canadá à agência Red Urban, de Toronto. O primeiro produto foi o documentário acima, que em pouco menos de 30 minutos conta a trajetória do homem e seu carro. Com direção de Hubert Davis, da Untitled Films, e edição de Paul Jutras, da Rooster Post, a ideia era mostrar como este carro é capaz de conectar pessoas diferentes por meio de suas experiências, merecendo a alcunha de “carro do povo”.

E se o documentário sozinho já é um material incrível, o hotsite acaba sendo um delicioso acréscimo à experiência. Nele, é possível explorar um mapa com os lugares por onde o carro rodou, com direito a um diário de bordo, fotografias e outros itens relacionados à trajetória da dupla, que pode ser explorado de diferentes maneiras.

Aproveite o fim de semana para assistir ao documentário e explorar o site, que está muito legal, mesmo para quem não é ligado em carros. Um belíssimo trabalho.

vk2
vk3
vk1

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Quem disse que uma garota não é capaz de trocar um pneu?

Trocar um pneu está longe de ser a tarefa favorita de alguém. Agora, imagine que está chovendo, este alguém é uma mulher que ainda por cima está sozinha. Pois este é o cenário de Flat Tire, comercial que a Carmichael Lynch criou para a Subaru.

Apesar de parecer algo ruim a princípio, a conclusão deste filme é bem bacana, com a garota descobrindo que é capaz de se virar sozinha, especialmente quando alguém a ensinou o que fazer nesta situação.

Para quem quiser saber, a trilha sonora é I Will Be There, da cantora Odessa.

subaru

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Volvo: Made by Sweden

Não a voz de Enya cantando Only Time. Tampouco tem Jean-Claude Van Damme fazendo espacate. Ainda assim, o novo comercial da Volvo merece ser visto. Desta vez, o jogador de futebol Zlatan Ibrahimovic protagoniza o filme que tem por objetivo celebrar a Suécia.

Made by Sweden mostra como as particularidades da geografia e clima do país se refletem em seu povo e, obviamente, em seus carros. Ibrahimovic aparece desafiando a natureza selvagem, personificando as qualidades da marca.

A criação é da Forsman & Bodenfors, com direção de Seb Edwards.

volvo

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Não existe nada como o amor paterno

O briefing era simples: a Toyota queria mostrar aos consumidores que os veículos usados comercializados pela Automark, concessionária parceira da montadora na África do Sul, eram tão confiáveis quanto um carro saído da fábrica. Em vez de usar o tempo falando do alto padrão de qualidade, certificados e afins, a Draftfcb, de Johannesburgo resolveu tudo de uma maneira simples, usando como metáfora o amor paterno.

O resultado foi um comercial simples e divertido, que traduz super bem a ideia ao mostrar que os veículos usados da Automark foram tão bem cuidados por seus antigos donos quanto um pai cuida de seu filho. Sem contar que o bebê é um show à parte.

Pena que a qualidade do vídeo – disponível no canal oficial da Toyota – está péssima… 🙁

bebe

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Quem disse que stormtroopers não sonham?

Vida de stormtrooper não deve ser fácil. Pelo menos para a maioria, clones criados e treinados para matar e serem mortos, todos iguais e descartáveis. Mas quem disse que um stormtrooper não pode sonhar? E, mais ainda, atrever-se a ser diferente? Para promover a edição personalizável do Nissan Juke, a TBWA/Hakuhodo acertou em cheio ao criar uma cidade habitada pelos soldados do Império Galático, em um filme muito bem produzido.

Dirigido por Scott Lyon, City of Stormtroopers mostra como o Nissan Juke é capaz de inspirar até mesmo um clone a sair em busca de sua própria personalidade.

Para obter a permissão da Lucas Film, a agência enviou uma carta pessoal a George Lucas, que concordou com o projeto. Esta não é a primeira montadora que aposta na franquia Star Wars para se comunicar com o público. A Volkswagen já fez isso repetidamente, isso sem contar as outras marcas que costumam resgatar os personagens da saga. Definitivamente, a Disney fez um ótimo negócio.

star

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Estudantes propõem nova utilidade para dispositivo de prevenção de colisões da Mercedes-Benz

Todo mundo já se perguntou, em algum momento da vida, como uma decisão pode afetar os desdobramentos de uma história. Jan Mettler, Lydia Lohse e Tobias Haase são estudantes da Universidade de Ludwigsburg, na Alemanha, e ao se questionarem o que aconteceria se eles pudessem voltar no tempo e mudar a história, também quiseram explorar uma outra possibilidade:

“E se a tecnologia tivesse uma alma, uma consciência?”

É claro que, se não dá para fazer isso no mundo real, o jeito é aproveitar a oportunidade em um projeto estudantil para tentar encontrar algumas respostas. Foi o que eles fizeram em um comercial falso para um dispositivo de prevenção de colisões criado pela Mercedes-Benz.

Basicamente, o sistema detecta colisões em potencial antes que elas aconteçam, alertando o motorista. E é exatamente isso o que vemos nos segundos iniciais do filme acima, que se passa em uma vila, provavelmente entre o fim do século 19 e começo do século 20.

A primeira coisa que chama a atenção é um carro tão moderno em um cenário antiquado, uma vila com ruas de terra e crianças brincando despreocupadamente. Logo de cara, vemos que o sistema funciona super bem, ao evitar que o carro atropele algumas crianças. Segundos depois, entretanto, o carro acelera e atropela um menino, que estava apenas empinando uma pipa.

As cenas seguintes, com uma mãe desesperada gritando o nome do filho e uma placa na saída da vila identificando o lugar, acabam com o mistério, lembrando que o dispositivo da Mercedes-Benz funciona tão bem que é capaz de detectar o perigo antes que ele apareça.

É óbvio que a Mercedes não gostou de ter sua merca associada à ideia dos estudantes – que classificou de “inapropriada”. Segundo uma matéria publicada no jornal inglês The Independent, antes de divulgar o vídeo eles adicionaram um aviso logo no começo deixando bem claro que o comercial não tem absolutamente nenhuma afiliação com a Mercedes-Benz ou Daimler AG. O aviso dizendo que é um filme não-autorizado está presente ao longo de seus 80 segundos.

Houve quem achou o falso comercial de mau gosto e ponto final. Houve quem defendeu que a ideia é brilhante e que a Mercedes deveria estar agradecida pela publicidade gratuita. Mas será que este é o tipo de publicidade que quer uma marca que investe milhões de dólares anualmente para forjar sua imagem? E, em termos mais práticos, será que eliminar um único personagem realmente mudaria a história que conhecemos? Para pior ou para melhor?

A ideia é interessante, a produção é ótima – especialmente se lembrarmos que é um projeto estudantil. Mas acredito que projetos assim deixam mais perguntas do que respostas e isso é bom, porque nos faz pensar. E este filme já está dando muito o que pensar.

mercedes1
mercedes2
mercedes3

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Volkswagen faz Harlem Shake em novo comercial, pero no mucho

Existiu um tempo em que os memes duravam um tempo considerável. Talvez um mês, depois poucas semanas, e cada vez menos a cada nova piada incessantemente compartilhada, remixada e parodiada. O onímodo Harlem Shake teve vida ainda mais curta, o que já me faz imaginar quantas horas irá durar a próxima onda.

A Volkswagen, ciente de que o bonde já passou, resolveu usar o meme em um comercial, mas não do jeito que se espera. Não devemos nos enganar, é claro, pois a marca também quer viralizar. Duvido que isso aconteça, mas a sacadinha veio em boa hora.

A criação é da Ogilvy de Dubai.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Super Bowl 47: Audi S6, a coragem que todo homem precisa para a festa de formatura

Super Bowl 47

Sem companhia para a própria festa de formatura, um jovem parece fadado ao fracasso da noite. Porém, seu pai salvador joga as chaves e, no último instante, empresta o Audi S6 para o garoto.

Em seu comercial para o Super Bowl de 2013, a Audi mostra como um carro pode mudar a vida de um homem, dando a confiança e coragem para enfrentar algumas das questões masculinas fundamentais.

A criação é da Venables Bell + Partners.

Super Bowl XLVII

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Super Bowl 47: Volkswagen convida as pessoas a serem felizes

Nada de Star Wars ou adoráveis cãezinhos. Para o Super Bowl deste ano, a Volkswagen resolveu convidar as pessoas para serem felizes usando… bem, pessoas. Para apresentar o modelo 2013 do New Beetle, o cenário escolhido foi um típico escritório – bem diferente daquele campo aberto do teaser estrelado por Jimmy Cliff e outras celebridades da internet – com os funcionários sofrendo da velha conhecida “síndrome de segunda-feira”. Todos, menos Dave, que descobriu uma “ensolarada” disposição, que se manifesta de uma maneira bem jamaicana. E é claro que ele quer compartilhar isso com todo mundo.

superbowl47

Para que os fãs se juntem a este manifesto pela felicidade, a hashtag escolhida pela Volkswagen é #GetHappy. Também foi criado um simpático hotsite que mostra alguns dos “perfis” mais comuns que encontramos nos escritórios mundo afora. Os internautas podem procurar seus amigos e marcá-los. Agora, se você quiser baixar ringtones e a faixa exclusiva C’mon Get Happy, clique aqui.

Feliz segunda-feira!

gethappy2

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Infográfico mostra os carros de James Bond nos últimos 50 anos

Você se lembra qual foi o seu primeiro carro? O de James Bond foi um Sunbeam Alpine, lá em 1962, quando enfrentou Dr. No. Nos últimos 50 anos, entretanto, o agente 007 já dirigiu inúmeros carros em suas aventuras pelo mundo. Em Skyfall, filme mais recente da franquia, Bond se divide entre um Aston Martin DB5 – que já apareceu seis vezes na série -, e um Land Rover Defender, que aparece rapidamente.

Para fãs de James Bond, de carros ou apreciadores de bons infográficos, a concessionária Evans Halshaw apresenta em seu site o infográfico interativo Bond – Licence to Drive. A premissa é: todo mundo tem um Bond – ou Bond Girl – favorito. Então, por que não ter um “Bond car” favorito, também? Isso tudo acompanhado por informações bem legais.

Em 1964, o Aston Martin DB5 apareceu pela primeira vez, em Goldfinger. Em 1971, foi um Ford Galaxie Sedan 500, em  Os Diamantes São Eternos. Quer ver mais? Basta clicar aqui.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Para mostrar o espaço do i30, Hyundai transforma carro em hotel 5 estrelas

Na propaganda tradicional, para se mostrar como um carro é espaçoso, as campanhas geralmente usam famílias ou grupos de amigos viajando. A Fitzroy Amsterdam resolveu ir um pouco mais além para demonstrar, na prática, como o Hyundai i30 pode ser espaçoso e confortável, transformando o carro no “primeiro hotel 5 estrelas sobre quatro rodas”.

A Hyundai holandesa promoveu um concurso no Facebook para selecionar os fãs que iriam desfrutar de uma cama de casal super confortável, um sistema multimídia 24 horas e, claro, um “serviço de carro” nota 10.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


A nova identidade da Jaguar

Seguindo a tendência de outros marcas automativas – relembre as mudanças da Peugeot e Citroën – a Jaguar abandonou a simplicidade de um traço sólido e partiu para uma construção baseada em bevel e volume.

A montadora britânica, que há 40 anos não fazia uma mudança significativa em seu logo, estreou nessa semana a nova identidade com uma comunicação criada pela agência Spark44, que inclui material impresso, TV e online.

A intenção da Jaguar é rejuvenescer a marca e valorizar a performance ao invés da tradição, alinhando com os planos futuros da empresa.

Abaixo, o primeiro comercial com a nova identidade:

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement