O futuro do varejo

A PSFK Consulting lançou hoje um interessante relatório sobre o futuro do varejo, que faz um retrato das mudanças que estão acontecendo com a experiência de compra.

Analisam o impacto das ferramentas digitais no varejo e o processo que faz os consumidores descobrirem novos produtos, experimentar, comprar e influenciar seu próprio grupo de novos potenciais compradores.

São 80 páginas, tudo em inglês, claro, mas vale o aprofundamento no tema. Se você prencher o cadastro no site, a PSFK te manda uma versão em PDF gratuitamente.

View more presentations from PSFK.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


A mídia social da pequena e média empresa

Há algum tempo, venho pensando nas pequenas e médias empresas e sua relação com as Mídias Sociais. Claro, temos aqui como colaborador o Bob Wollheim, empreendedor que poderia até falar com mais autoridade a respeito de suas descobertas para a ResultsON, mas queria falar mais de empresas com negócios um pouco menos inovadores, por assim dizer, do que as startups de tecnologia que são pauta mais freqüente por aí.

Por isso, conversei com três amigos, com negócios distintos: o Erik Momo toca a 1900, pizzaria aqui de São Paulo criada em 1983 por sua família e, hoje, uma (na verdade, cinco) das casas mais requintadas quando o assunto é pizza; o Rodrigo Zapico estudou comigo na ECA-USP, mas preferiu a fotografia e especializou-se em fotografia de casamentos; o Maestro Billy é DJ e produtor musical e mantém, junto com sua mulher Mafê, o Estúdio Mellancia de produção de áudio.

Em comum, seu core business não é exatamente uma novidade no mundo, mas os três experimentaram o relacionamento mais direto com clientes, prospects ou formadores de opinião pelas Mídias Sociais e, em maior ou menor escala, possuem resultados interessantes para compartilhar.

Outra coisa em comum é o fato de todos eles ainda se enquadrarem em Pequenas ou Médias Empresas. Sobre as pequenas empresas, há dados interessantes do IBGE (talvez um pouco ultrapassados por serem de 2002, mas não muito distantes, devido à curva de evolução dos números desde os anos 80) sobre sua participação na economia do país: correspondem a 22% da receita gerada por todo o setor de comércio e serviços do país, mas respondem por mais de 60% dos empregos formais. Não são poucas as análises que apontam na reforma tributária à micro e pequena empresa uma grande saída para a geração de empregos no Brasil.

Incluo aqui também uma Média Empresa, a 1900, devido a um único fator que a torna comparável às Pequenas Empresas: seu orçamento publicitário anual não representa uma conta interessante às grandes agências, isto é, não se trata de uma quantia exorbitante para ser queimada em mídia e fazer o círculo veículo-BV-agência funcionar com grandes resultados. Não significa que a empresa gaste pouco, mas significa que ela não se pode dar ao luxo de gastar mal.

Como eles andam utilizando as Mídias Sociais para se aproximar de seus clientes?

– Da experiência pessoal para o perfil da empresa

Todos apontam o uso pessoal como primeiro contato. “Éramos nerds, usávamos CP500, TK82, TK85, AppleII e seus vários clones. Aprendemos a desenvolver a curiosidade e fizemos muita coisa com as precárias ferramentas que tínhamos. Videotexto, BBS, etc. Era a ‘internet’ da época” – conta Momo, que em uma discussão com amigos, soube do Twitter e que eles já haviam embarcado na onda. “Pensei ‘Eu estou fora! Não estou honrando minha turma! Preciso entrar e ver o que é’”. A febre do Orkut e a onda dos blogs também foi lembrada como um início do contato com estas novidades. “Voltei a me satisfazer por poder escrever os textos que tanto gosto e publicá-los por aí” – diz Zapico. Billy completa a idéia: “naquele momento (febre do Orkut) não sabíamos o tamanho que isso teria na nossa vida empresarial.”

Uma vez ambientados, a conclusão de utilizar tais canais para os negócios foi clara. Os perfis no Twitter pessoais geraram os perfis da empresa, de contato direto com o público. Mas não parou no Orkut, nos blogs ou no Twitter: Facebook e até o Ning também entram no discurso.

E como foi o primeiro impacto da experiência? Billy falou a respeito da crítica: “Numa busca no Twitter, achei um @ falando mal de uma dos programas web que cuidamos. Começei a seguí-lo e perguntei por que ele não gostava e ainda falava mal do produto. Na hora houve uma mudança de atitude. No final ganhei mais um ouvinte contente pela resposta e rapidez no contato direto”. Momo explicou um pouco da experiência com a crítica pela 1900: “Se alguém escreve algo sobre a 1900, qualquer um pode ler. O lado bom disso é que os elogios são compartilhados, mas as reclamações também”.

A transparência, quando se fala em comunicação de empresas, também é uma experiência bastante nova. “Ao entrar em contato com um cliente que reclama, você expõe suas falhas a todos os seus seguidores”, relata Momo, que fala em maior responsabilidade sobre o que se fala. “Uma vez escrita, por mais que se apague da sua timeline, ela (a mensagem) deixa vestígios” – e completa – “99% das informações são publicadas por mim e procuro fazer com cuidado para não deixar um texto com possível erro de interpretação”. Zapico conta sobre o relacionamento com suas clientes: “Não é nada difícil ter noivas me adicionando no Facebook e Orkut. Portanto ‘andar na linha’ e ser ‘politcamente correto’ nas mídias sociais é quase uma obrigação”.

– Resultados: contatos virtuais viram contatos reais. E trazem oportunidades

Billy é enfático quando fala sobre a experiência. “Excelente”. E completa: “Muitos contatos virtuais viraram contatos pessoais e consequentes novos clientes”.

Zapico e Momo falam sobre o contato com pessoas de fora de São Paulo. “Recentemente, recebi uma cotação de uma noiva da Bahia que havia visto um tweet de um dos meus seguidores comentando a respeito de fotos de casamento. Entrou em contato comigo e, dois e-mails depois, fechamos contrato para cobertura de seu evento em Salvador” – explicou Zapico. Momo diverte-se: “Há seguidores de clientes de fora de São Paulo que estão se organizando para virem conhecer a 1900, de tanto ouvir falar”.

– E o que interessa aos comunicólogos de plantão?

Se hoje tocam suas iniciativas em Mídias Sociais sozinhos, o futuro pode reservar alguma alocação de verba para melhorar o trabalho de comunicação online. “Atualmente, anuncio apenas em um guia de alto padrão e Google AdWords. No futuro, havia planejado a criação de um canal no YouTube para veiculação de filmes que ajudem as noivas na escolha de todos os profissionais do casamento.” – conta Zapico, que afirma – “Na verdade, seria interessante algo específico para esse tipo de mídia, sim”.

Momo vai ainda mais longe: “A publicidade vai mudar totalmente”. O futuro pode reservar um CRM online bem apurado: “Com base em histórico de consumo (sua própria base), preferências pessoais e hobbies (Facebook, Orkut) e locais frequentados (Foursquare), pode-se acertar perfeitamente o que cada cliente espera”. “A 1900 não tem um planejamento tradicional, mas já começamos 2010 com um direcionamento muito claro para Mídias Sociais”.

Billy conclui: “É a hora de começar a procurar um planejamento mesmo. Temos que pensar e agir de forma mais especifica para alcançar melhor e mais rápido os objetivos propostos pelo relacionamento nas Mídias Sociais”.

Não sei se algo aqui foi exatamente uma novidade, mas considerando que não estamos falando de empresas de tecnologia, o conhecimento da causa impressiona. Com certeza, há neste grande bloco de empresas muitas vezes ignoradas pelas agências grandes com áreas modernetes grandes oportunidades de comunicação muito bem feita, com chances de realmente tocar as pessoas como aqueles casos que vemos no exterior, mas que geralmente só funcionam no mundo mágico dos videocases.

Estou convencido que algumas das vagas que pequenas e médias empresas gerarão são voltadas a profissionais de comunicação. Considerando que este Eldorado de Mídia Social possui mais de 15.000 “Social Media Experts” por auto-definição, quem sabe não sejam 15.000 experts devidamente empregados num futuro próximo?

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


Wired lança sua edição para iPad

Chris Anderson, o cara da cauda longa mas, antes de mais nada, o editor-chefe da Wired tocou as trombetas e anunciou: a versão iPad da revista que sempre se colocou como sinônimo de modernidade está nas ruas. “Os tablets são a nossa oportunidade de fazer a Wired que sempre sonhamos fazer”.

Nove anunciantes já aparecem na revista com anúncios enhanced, de vídeo em HD de marcas de carro como Nissan e Mercedes Benz a peças interativas como a da GE, mostrando seu novo tomógrafo. Será que usam HTML5 ou alguma tecnologia nova e proprietária?

Enquanto tem gente no Brasil chamando novo projeto gráfico de jornal do futuro a Wired vai lá e mostra o futuro da mídia… er… impressa.

Saiba mais no site da revista ou baixe logo na Appstore, por US$ 4.99.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


Facebook também quer a vitrine do comércio

Facebook

Todo mundo quer a vitrine das lojas. Yelp, Google, Foursquare, e agora o Facebook. A maior rede social do mundo iniciou um programa de relacionamento com o comércio local (norte-americano, é claro) e está realizando um beta teste com empresas selecionadas.

Tudo começa com o adesivo abaixo para ser colado em algum lugar do estabelecimento, que fiz: envie um sms com a mensagem “like NomedoLugar” para o 32665. Nada mais é do que um atalho mobile para que a pessoa passe a fazer parte da página da empresa.

O Facebook espera que esse incentivo aumente em 20% a conexão de novos usuários nas fan pages corporativas, e as empresas participantes do teste ganham 25 dólares em anúncios dentro da rede. Ideia boa, mas precisava ser tão pão duro?

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


Pixar cria comercial-viral vintage para novo personagem de “Toy Story 3?

Toy Story 3 Bear

A Pixar é a Disney dos novos tempos, ainda que as duas sejam a mesma empresa. Você entendeu. E você sabe também dos clássicos (isso mesmo, sem exageros) que o estúdio lança a cada ano.

Porém, o que talvez não saiba é que a Pixar também está ficando boa nesse negócio de marketing viral. Primeiro, revelaram os novos personagens de “Toy Story 3″ um a um, começando por uma imagem misteriosa que só trazia a sombra de cada um deles.

Um dos mais importantes desses novos personagens será o Lots-o’-Huggin’ Bear. Segundo a descrição da própria Pixar:

“Um jumbo, extra-macio urso de pelúcia com um corpo rosa e branco e um nariz de veludo roxo. Este simpático urso mexe a cabeça e fica acima de qualquer outro urso de pelúcia pois ele cheira a morangos doces! Com um sorriso que vai iluminar o rosto das crianças e uma barriga pedindo para ser abraçado, Lots-o’-Huggin’ Bear certamente vai se tornar uma necessidade na hora de dormir. Resistente a manchas. As manchas na superfície podem ser limpas com um pano úmido.”

E como se fosse um comercial de 1983, a Pixar produziu o vídeo abaixo sobre o personagem:


Estúdio retira paródias de “A Queda” do YouTube

Ó a ironia! Era uma vez um dos melhores filmes de guerra do século 21, o primeiro filme alemão de grande orçamento a colocar um ator representando Hitler falando alemão. Em “A Queda” (Der Untergang) vemos os momentos finais da guerra do ponto de vista do bunker do comando nazista. Hitler é informado que… bom, que a coisa está feia para o seu lado e tem um ataque de raiva. Acabou. Agora é cada um por si, saiam correndo, matem seus filhos, seus cachorros e depois metam uma bala na cabeça.

A galera na internet pega esta cena e transforma num meme que dura anos. Hitler dando ataque sobre tudo e qualquer coisa: limitações na Xbox Live, a morte de Michael Jackson e até o fato de não ter sido chamado para participar de um Nerdcast. Tutoriais são publicados. Gente do mundo todo entra na brincadeira e o filme que até então era mera peça de circuito alternativo descolex vira mainstream. Até hoje, seis anos depois de seu lançamento, é o segundo filme alemão mais vendido na Amazon.com. Se essa não é o melhor viral de um filme eu não sei qual é.

O que os adevogados do estúdio Constantin Film resolvem fazer então? Esmurram a mesa nein! nein! nein! e mandam tirar do ar todos os vídeos do YouTube. Ora bolas, as pessoas estão usando o material que pertence a eles! Como ousam?!?

O diretor do filme, Oliver Hirschbiegel confessa em entrevista à New Yorker ano passado que “esses vídeos são o maior elogio que um diretor pode receber”. Mas no final deixa escapar “eu ficaria mais feliz ainda se recebesse royalties por cada um, mas tudo bem”.

Ninguém vai deixar de ver “A Queda” porque viu 200 clipes diferentes da mesma cena com legendas diferentes. Como o filme é em alemão muita gente vai querer ver o original justamente para entender que raio de cena é aquela. Mas para o pessoal da Constantin copyright não é isso. Para eles copyright é decidir o que as pessoas podem e não podem fazer com sua obra, seja por diversão ou miséria. Não estranhe se aparecer em algumas semanas um site oficial onde, orgulhosos, os executivos vão oferecer um ambiente legítimo para as pessoas remixarem o conteúdo do filme. Desde que, claro, a legenda seja aprovada por eles. Nada de Hitler falando palavrão ou tento problemas intestinais. Isso não fica bem pra marca.

Assim como aconteceu com o outro “império” o destes executivos está ruindo por dentro e parece que ainda não se tocaram. Se eu fosse pastor alemão de executivo de cinema eu ficaria ligado. A casa está caindo.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


Rockstar Games lança aplicativo de “Red Dead Redemption” no Facebook

Read Dead Redemption

A Rockstar Games, criadora da mastodontica série “Grand Theft Auto”, irá lançar no dia 18 de maio seu novo game, o faroeste “Red Dead Redemption” para Xbox 360 e PlayStation 3.

Em uma inicativa para promover o jogo, a produtora acaba de publicar um aplicativo para Facebook com a mesma temática, intitulado “Red Dead Redemption: Gunslingers”. É um RPG social, em que você pode duelar contra seus amigos ou estranhos, em busca de se tornar o mais famoso atirador do velho oeste.

É possível criar um personagem, definindo nome e classes estratégicas, como Outlaw (força), Fast Hands (velocidade), e Sharpshooter (precisão). Os duelos são apresentados com vídeos baseados na engine do próprio jogo de console, e os jogadores podem ganhar dezenas de insígnias e subir de nível no ranking geral.

A Rockstar Games lembra que o aplicativo está em modo beta, e espera realizar melhorias nos próximos dias de acordo com a experiência dos usuários.

É uma mecânica de jogo simples, já utilizada em sites como o famoso Duels, por exemplo. Mas aqui, se transforma em um belo caso de integração com rede social e possibilidades do Facebook.

Red Dead Redemption

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


Dr Pepper em campanha para “Homem de Ferro 2? com Stan Lee

Iron Man 2

Duas das marcas que estarão presentes em “Homem de Ferro 2″, Dr Pepper e LG iniciaram promoções em conjunto relacionadas ao filme.

Mas o destaque é o comercial abaixo, criado pela Deutsch LA, e que tem participação especial do próprio Stan Lee, o cara que nas décadas de 1940 e 1950 salvaria Hollywood do século 21, ainda que não soubesse disso.

A produção é da Prettybird e Cutt + Run.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


Mercedes-Benz SLS AMG | Tunnel Experiment [Video-Case]

Mercedes-Benz Tunnel Experimente Case

No video-case abaixo, a agência alemã Jung von Matt/Alster conta o case criado para o relançamento do clássico SLS AMG da Mercedes-Benz.

A estratégia, baseada na assinatura “Is it still a car?”, envolveu uma campanha voltada para o ambiente digital, incluindo o misterioso filme do carro andando pelas paredes de um túnel, pilotado por Michael Schumacher.

O video-case em si tem um personagem, Hans Herrmann, piloto alemão de Fórmula 1 na década de 1950. A presença dele na história é para mostrar que a iniciativa tinha como foco um público amplo, e mostra Herrmann navegando no site do carro, Facebook e YouTube.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


Apple anuncia plataforma de publicidade mobile: iAd

No evento de apresentação da versão 4 do sistema operacional do iPhone, Steve Jobs demonstrou, entre outras diversas novas funções, a plataforma de publicidade mobile iAd.

Isso não significa apenas mais publicidade, desta vez administradas pela Apple, dentro dos aplicativos, mas também maiores possibilidades de interação e conteúdo.

Apple iAd

Steve Jobs contou que um usuário de iPhone gasta em média 30 minutos por dia utilizando aplicativos, e se um anúncio for exibido a cada 3 minutos, teremos 1 bilhão de impressões de publicidade por dia.

Um dos exemplos mostrados foi um anúncio mobile de “Toy Story 3″. Quando clicada, a peça abre em tela cheia e existe diversos conteúdos interativos, como vídeos, aúdio e games. Tudo dentro do “banner”, sem a necessidade de fechar o aplicativo.

Outro exemplo foi um anúncio da Nike, em que o usuário pode assistir vídeos, encontrar uma loja e customizar o próprio tênis através da peça.

Apple iAd

A venda dos espaços publicitários fica por conta da Apple, em um esquema 60/40. 60% da receita vai para o desenvolvedor. Como iPhone e iPad não suportma flash, os formatos publicitários devem ser desenvolvidos em HTML5.

É uma enorme novidade para o mercado de publicidade mobile, mas ao mesmo tempo não uma boa notícia para as pessoas que já compram o aparelho, pagam pelos aplicativos e terão que encontrar mais intrusão em suas ferramentas. Os comentários que encontrei até agora foram extremamente negativos, e uma solução para isso seria limitar a rede iAd apenas para aplicativos gratuitos.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


Nike demonstra apoio a Tiger Woods em novo comercial

Nike Tiger Woods Late Father

Tiger Woods passou de lenda do golf, já considerado o maior (e mais rico) esportista vivo, a traidor da imaculada família americana com sucessivas puladas de cerca. O escandalo rendeu notícias até dizer chega, e pior, o afastamento de patrocinadores e condenação pública.

A Nike foi uma das que “perdoou” o jogador, e agora, depois de meses afastados dos campos de golf, Woods vai voltar a disputar um torneio profissional. Para marcar esse retorno, a marca irá veicular um comercial de 30 segundos no intervalo da ESPN durante a disputa.

Mas veja bem: Não é um comercial qualquer. Em tom sóbrio e até mesmo triste, o pai de Tiger, Earl Woods, que faleceu em 2006, narra um texto (obviamente pré-gravado) que parece ter sido meticulosamente pensado para o filme.

“Tiger, I am more prone to be inquisitive, to promote discussion. I want to find out what your thinking was. I want to find out what your feelings are. And did you learn anything.”

Corajoso, honesto, humano, e uma verdadeira demonstração de apoio. Publicidade que dá um frio na barriga.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


Promoção Visa/Walmart gera protestos no Twitter e tag nos Trending Topics

Visa Walmart

Ontem falamos aqui da promoção da Visa em conjunto com o Walmart. Eram necessários 5 mil tweets com a tag #JuntosPeloDescontoVisa para que “Guitar Hero 5″ (com guitarra) para PlayStation 3 fosse vendido por apenas R$ 189.

A meta foi alcançada em pouco tempo, e a ação começou sendo um sucesso. Durante quase 24 horas, a tag da promo esteve em primeiro lugar nos Trending Topics local do Twitter.

Porém, hoje, em poucos minutos o jogo virou, e as mesmas pessoas que colocaram #JuntosPeloDescontoVisa no TT, transformaram a tag em #FudidosPeloDescontoVisa.

O problema: o desconto foi dado, mas desde então o Walmart não aguentou o alto volume de pedidos, e o estoque do produto acabou. Em protesto, os participantes da promoção passaram a fazer campanha no Twitter para colocar a nova tag no lugar da original, e conseguiram.

Em contato com ID\TBWA, responsável pela ação, fui informado de que o regulamento da promoção avisava, de forma clara, que o desconto seria válido enquanto o estoque estivesse disponível, o que durou apenas 35 minutos devido a enorme demanda.

Diversos pedidos compraram muitas unidades do produto, e ainda segundo a agência, o estoque não era pequeno, já que correspondia a 3 meses de comercialização do varejista.

“Não houve má fé e nem falta de planejamento, simplesmente as vendas foram surpreendentemente rápidas e em alto volume. Basta tentar comprar o produto pelo preço normal no Walmart e ele está esgotado. Não houve cota, estamos de fato lidando com todo o volume disponível para venda.”

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


Ilha de “Lost” encontrada em “Just Cause 2?

Just Cause 2 Lost Island

“Just Cause 2″ não se leva a sério. É apenas um jogo de “destrua tudo o que puder da forma mais absurda possível”, e nesse meio tempo você salva a Ilha Panau da ditadura de um governo militar corrupto.

O game foi lançado ontem, mas algum maluco já filmou e colocou no YouTube um sensacional easter egg que homenageia “Lost”.

Você está lá sobrevoando uma parte da ilha, que não por um coincidência se parece com a ilha de “Lost”, em um avião, que não por coincidência se parece com um da Oceanic Airlines. Até que algo inexplicável derruba a aeronave, você desce na praia e vê a inscrição “procure”. E se procurar, adivinha o que encontra: a escotilha.

No fim do vídeo, aparece o mapa com o local exato da ilha de “Lost”. Se você for jogar “Just Cause 2″, procure.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


A última agência de publicidade do planeta

Last Advertising Agency On Earth

Eles foram avisados, mas por causa de sua arrogância e por terem ignorado todas as mudanças que surgiam ao redor, desapareceram da noite para o dia. Conheça a mps+c, a última agência de publicidade do planeta.

A televisão não vai sumir, bem, pelo menos não o seu conteúdo, mas esse curta da escola FITC mostra o destino daqueles que ignorarem a mudança da comunicação.

Sabemos que bater em cachorro morto já cansou, e em 2010 não dá mais pra ficar nessa discussão de offline vs. online, mas ainda assim é um curta divertido. Ou triste.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


Philips revela trailer de “Parallel Lines”: Cinco histórias com um único diálogo

Parallel Lines

A Philips publicou o trailer do projeto online “Parallel Lines”, produzido em conjunto com a Ridley Scott Associates e seus cinco principais diretores: Greg Fay, Johnny Hardstaff, Carl Erik Rinsch, Jake Scott e Hi-Sim.

A premissa é simples, mas desafiadora: contar 5 histórias de gêneros diferentes, mas todas com os mesmos diálogo. O primeiro curta tem estreia marcada para 8 de abril, no canal Philips Cinema no YouTube.

A marca ainda promove seu canal no Facebook, com conteúdo focado no projeto.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


Carlton Draught canta as partes do corpo que “precisam” de cerveja

Carlton Draught Made From Beer

Abandonando sua tradição de super-produções, a cerveja australiana Carlton Draught estreia uma campanha menor em custos, mas ainda grandiosa em ideia.

São sete filmes que mostram que cada parte do corpo de um homem pede por uma ida ao bar, mais especificamente, por uma cerveja. Um trio musical folk narra situações do cotidiano, cantando sobre partes como uma perna, cotovelo, nariz, um “weenis”, etc, que lembram uma boa desculpa para beber Carlton.

Toda a campanha pode ser assistida no site anyexcuse.com.au. Um bobo e divertido humor, com cara de Cannes Lions em junho.

A criação é da Clemenger BBDO, com produção da MJZ.

Carlton


Suzuki lança SX4 com campanha baseada no Twitter

Suzuki SX4 Twitter

Para lançar seu modelo SX4 no Brasil, a Suzuki vai utilizar o Twitter como principal plataforma de promoção. Quem descobrir (mais vezes e em menos tempo) por quais locais o carro irá passar ao longo de três semanas, leva o próprio SX4 como prêmio.

O perfil @sigasx4 vai revelar pistas dos próximos paradeiros do carro, e o primeiro a responder com a localização correta no Twitter vence a etapa. Um mapa das paradas anteriores ficará disponível no site sigasx4.com.br

Suzuki SX4 Twitter

A campanha ainda conta com comercial para TV e mídia impressa, onde o Twitter é destaque como ferramenta de lançamento. A criação é das agências África e Bullet.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


Chevrolet: Gowalla, QR Codes e realidade aumentada no SXSW

Gowalla Chevrolet SXSW

Começando pelo South by Southwest Interactive Festival (SXSW) deste ano, a Chevrolet revelou que irá investir 30% de sua verba publicitária em comunicação digital em 2010.

O primeiro passo está sendo marcar presença no evento com QR codes nos veículos (incluindo conteúdo e HotWheels de brind), realidade aumentada (um aplicativo que exibe os modelos em 3D) e geolocalização, com o Gowalla, concorrente do Foursquare, além de oito carros da marca que levam blogueiros e tuiteiros para passear em Austin, Texas, local do SXSW.

Aliás, é também em Austin que está localizado o escritório do Gowalla, que tem com essa parceria com a GM o seu primeiro acordo comercial. Quem der check-in em determinados locais definidos pela Chevrolet, ganha badges específicas.

Gowalla Chevrolet SXSW

Mas uma das ideias mais interessantes acontece pra quem dá check-in com o Gowalla no aeroporto de Austin. Aleatoriamente, diversos usuários estão sendo escolhidos para ganharem uma carona no aeroporto até o local que desejarem na cidade (veja a mensagem na imagem acima).

Segundo a Chevrolet, o SXSW é o ponto de experimentação para a sua nova estratégia digital. Não custa lembrar que isso é também uma resposta a Ford, que nos últimos anos tem se posicionado como a marca automotiva mais atuante nas redes sociais.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


MTV Brasil notifica Google e quer todo seu conteúdo excluído do YouTube

MTV Brasil YouTube

Contra a distribuição do conteúdo de suas afiliadas (MTV, Paramount, Nickelodeon, etc) no YouTube, a Viacom tenta receber do Google 1 bilhão de dólares, em uma complicada e sigilosa ação judicial movida desde 2007.

A briga é antiga, mas agora até a MTV Brasil, que desde o fim do ano passado nem pertecem mais a Viacom, resolveu seguir os passos de sua antiga dona. A emissora notificou extrajudicialmente o Google, e quer receber pelo conteúdo de sua propriedade que está no YouTube. E enquanto esse dinheiro não vem (se é que um dia virá), informa que quer toda a sua produção excluída do site.

O diretor-geral da MTV, André Mantovani, declarou que caso o Google não pague, “medidas judiciais” serão tomadas.

É claro que todo mundo espera um acordo justo entre as empresas, mas parece que a primeira abordagem não foi das mais amigáveis. Olha que bonita a parceria que a CBS, que um dia foi a Viacom, tem com o YouTube. Sigam o exemplo.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


Lady Gaga e as marcas no clipe “Telephone”

Lady Gaga Telephone

Lady Gaga não quer estampar a sua cara em produtos ou fazer campanhas, mas ainda assim o seu envolvimento com marcas só cresce. De diretora criativa da Polaroid, passando pela Virgin Mobile como patrocinadora, e tendo sua própria marca de fones de ouvido.

Tudo isso em apenas 18 meses, tendo sido a artista mais ouvida no ano passado, segundo o Last.fm, 2.8 milhões de seguidores no Twitter e 5.2 milhões de fãs no Facebook.

O bizarro mundo de Lady Gaga está todo reunido em seu novo clipe, “Telephone”, com a participação de Beyoncé. Mas nem cenas NSFW, prisioneiras vestidas de couro e vômito é capaz de afastar o desfile de product placement que é o vídeo de quase 10 minutos, dirigido pelo escocês Jonas Åkerlund.

Virgin Mobile, HP, Diet Coke, Plenty of Fish.com, Virgin Mobile, Coors Light, Wonder Bread, Miracle Whip, Virgin Mobile, Polaroid, Virgin Mobile e Virgin Mobile, mais uma vez. Estão todas lá, algumas menos perceptíveis que outras. O que não é o caso da Virgin Mobile. Ah, é claro, o novo do clipe é “Telephone”. Já falei que a Virgin Mobile aparece nele?

E tem a referência ao Tarantino também, com a Pussy Wagon de “Kill Bill”, mas isso deve ter saído de graça.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie