SXSW 2014: Esportes, uma competição cada vez mais real e personalizada

“The printed athlete: sports embraces 3D printing”
No palco: Jeff Beckham (autor), Mike Vasquez (Tribal Sciences)

“Connected TVs & the future of sports entertainment”
No palco: Hank Adams (Sportvision)

O SXSW contou com uma série exclusiva sobre esportes que pode ser acompanhada pela hashtag #SXSWsports. Do que eu consegui ver desse tema, duas coisas me chamaram atenção: uma direcionada aos atletas e outra direcionada ao consumidor de esportes.

Do lado do atleta, a impressão 3D tem feito grandes avanços no campo de personalização. Nunca foi tão barato – e tão rápido – criar chuteiras para cada tipo de pé, pranchas de snowboard com a aerodinâmica exata para aquele corpo ou tacos de golfe perfeitos para tal pessoa. E o uso vai além dos equipamentos de esporte.

Mike Vasquez contou que participou de um projeto no qual eles precisavam desenvolver cadeiras para os jogadores alto escalão de basquete para eles descansarem ao máximo nos intervalos dos jogos. “Além de serem muito altos e já não se adaptarem aos tamanhos comuns de cadeiras, eles ainda possuem corpos assimétricos. É comum, por exemplo, um jogador de basquete ter um joelho mais alto do que o outro”, explicou Vasquez.

Já do lado do consumidor de esportes, me chamou a atenção o live gaming, uma tecnologia que permite que uma pessoa faça parte de um game baseado no que está acontecendo em tempo real.

Por exemplo, o usuário vai poder inserir via game um carro extra numa corrida de Fórmula 1 que está sendo transmitida em tempo real. Ou seja, ele assiste a corrida e ainda pode competir com os pilotos oficiais em sua televisão.

De acordo com Hank Adams, “isso ainda está sendo elaborado para cada tipo de esporte, uma vez que é muito mais fácil inserir um carro extra na Fórmula 1 do que inserir um jogador a mais no campo de futebol. De qualquer jeito, em breve todos poderão competir com os atletas reais”.

Dica que aprendi: a personalização de roupas e acessórios têm níveis de utilidade. Pense em classificá-los de forma diferente para o consumidor final e para o atleta profissional.

Pergunta que não quer calar: será que experiências tão imersivas de games tiram o foco do esporte como um espetáculo?

[Ilustração: Fernando Weno]

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Futebol (americano) x futebol (soccer)

Com o fim de mais uma temporada do campeonato de futebol americano, o canal esportivo beIN Sports decidiu propor a seu público que mude o jogo, sem necessariamente abrir mão do futebol, acompanhando os campeonatos de futebol que estão prestes a começar, mas do outro tipo, lá fora conhecido como soccer.

Criada pela TBWA\Chiat\Day de Nova York, a campanha ?????????u???# mostra de uma forma inteligente e divertida o que estas duas modalidades têm em comum, aproximando um pouco mais os fãs.

A produção é da Variable, com direção de Jonathan Bregel.

futebol

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

McDonald’s compara lanches a medalhas em filme para Olimpíada de Inverno

Basta prestar um pouco de atenção nas comemorações dos medalhistas em eventos esportivos para perceber que parte da comemoração é morder a medalha. Em seu filme para a Olimpíada de Inverno, o McDonald’s resolveu apostar nesta tradição comparando os lanches da rede às medalhas conquistadas pelos atletas, lembrando que as celebrações são feitas com uma mordida.

O filme criado pela DDB de Chicago, com produção da Pytka e um ótimo trabalho de edição de Meg Kubicka, da Whitehouse Post, reúne uma série de momentos importantes da história dos Jogos Olímpicos de Inverno, mostrando as comemorações dos atletas ao longo dos anos.

E caso você esteja se perguntando de onde vem a tradição de dar uma mordida na medalha, a explicação mais comum é que o gesto imita um antigo costume de se morder moedas para verificar se elas realmente eram feitas de ouro. Em caso positivo, o metal fica com uma pequena marca do dente.

mc mc1

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Messi e Federer se enfrentam em novo comercial da Gillette

Imagine que em algum lugar do mundo existe um Centro para Atletas Superiores, frequentado por alguns dos principais esportistas do mundo, como Lionel Messi e Roger Federer. É lá que os jogadores de futebol e tênis se encontram por um acaso – e até acabam se enfrentando, no novo comercial da Gillette.

A história começa quando uma maleta transportando lâminas de barbear com bandeiras de diferentes países é entregue no local. O primeiro a experimentar um dos barbeadores é Federer, que imediatamente se vê em uma luta de sumô. De volta à realidade, ele nota a bandeira do Japão. Em seguida, Messi tem uma experiência parecida com o críquete, já que pega o aparelho da Índia.

Trading Places coloca os atletas em esportes tradicionais de diferentes países, até que sobram apenas dois barbeadores, Argentina e Brasil, que têm em comum o mesmo esporte. Chegou o momento da dupla se enfrentar. Quem será que leva a melhor?

mf messi federer

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Netflix: se você assistiu, você sacou

Sabe aquela cena, daquele filme? Aquela fórmula que já foi repetida várias vezes, mas que ainda assim continua sendo usada porque é eficiente… No caso dos filmes com temática esportiva, é aquele momento no vestiário, quando o time está perdendo e o técnico faz um discurso incrível, capaz até mesmo de reverter o placar final. E foi exatamente essa a inspiração da DDB Vancouver para o comercial da Netflix no Canadá.

Em Pep Talk, um desanimado time de hockey aparece no vestiário, naquela mesma situação tradicionalmente retratada no cinema. Em vez de fazer o tal discurso, o técnico inspira o time lembrando daquela cena, daquele filme no Netflix, com uma mensagem bastante clara: se você assistiu, você sacou. Será que vem mais clichês por aí?

netflix netflix1

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Beats: ouça o que você quer

Jogador do Brooklyn Nets, Kevin Garnett é o protagonista do novo filme dos fones Beats by Dr. Dre, que mostra a complicada relação entre ídolos esportivos e os fãs de times rivais. Dirigido por Paul Hunter, este é o primeiro comercial da campanha Stop the Noise, que deverá explorar esta temática até o Super Bowl, em fevereiro. O próximo filme será estrelado pelo quarterback do San Francisco 49ers, Colin Kaepernick.

Em Hear What you Want, Garnett observa de dentro do ônibus um grupo de torcedores rivais alucinados, enquanto seu time tenta entrar na arena onde o jogo irá acontecer. Lá dentro, entretanto, a gritaria e xingamentos – os piores possíveis – continuam, enquanto ele tenta chegar até o vestiário.

É daí que os fones de ouvido cumprem sua heróica função de isolar o jogador do barulho exterior, silenciando os haters e contribuindo para que ele consiga se concentrar somente naquilo que ele quer ouvir.

1 2

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Em novo filme da Foot Locker, Mike Tyson devolve a orelha de Evander Holyfield

Em 1997, Mike Tyson e Evander Holyfield entraram no ringue para uma segunda luta. A revanche se seguiu após a derrota de Tyson, no ano anterior. E, por mais que o público estivesse preparado para um massacre, é improvável que alguém esperasse que Tyson mordesse e arrancasse um pedaço da orelha de Holyfield. Hoje, 16 anos depois, a Foot Locker lançou um novo filme, All is Right, em que Tyson bate à porta de Holyfield trazendo uma caixinha com um presente especial.

Criado pela BBDO de Nova York, o filme divulga a “semana da grandeza”, quando a loja lança produtos da linha premium que garantem aos clientes que “está tudo certo no mundo”.

É aí que entram a devolução da orelha – devidamente conservada em formol -, a decisão de Dennis Rodman de comprar uma passagem só de ida para a Coreia do Norte, Craig Sager queima seu guarda-roupa e Brett Favre diz que há momentos em que é preciso seguir adiante.

Ficou, no mínimo, divertido.

1
2

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Buck mostra o lado esportivo de Nova York

Nova York é uma cidade fantástica, que parece nunca dormir. Palco de histórias marcantes – seja na ficção, como em King Kong, ou na realidade, como alguns escândalos recentes -, a metrópole que cheira a lixo no verão conta com nove times profissionais em diferentes modalidades. É aí que entra o canal SPORK New York, que se dedica a cobrir tudo o que interessa aos 7 milhões de fãs nova-iorquinos. Para divulgar este trabalho, coube à sempre incrível Buck criar uma série de animações.

A campanha teve início em junho, com três comerciais, e agora ganhou mais um filme que compara a quantidade de eventos esportivos da cidade ao número de cores do Empire State Building.

Com ótimo ritmo, informações interessantes e um traço mais solto, a Buck conseguiu criar uma campanha divertida, que funciona muito bem ao levar em conta o espírito descontraído dos fãs de esportes.

Abaixo, os três primeiros filmes:

Ah, e caso você esteja se perguntando… desde 2012, o Empire State Building conta com um sistema de iluminação LED, que permite criar 16 milhões de combinações de cores e efeitos em sua fachada.

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Pepsi de olho no Super Bowl 48

Nem bem o campeonato da NFL começou nos Estados Unidos e a Pepsi já está de olho no Super Bowl 48, que acontecerá no dia 2 de fevereiro de 2014. Patrocinadora oficial do evento, que terá o cantor Bruno Mars como atração principal do show do intervalo, a marca lançou um vídeo que convoca os fãs para uma “marcha rumo ao 48″.

Este é o primeiro de dois filmes assinados pela TBWA – o segundo será lançado em novembro, na época dos playoffs – e tem a participação de algumas estrelas do campeonato, como o técnico do San Francisco 49ers, Jim Harbaugh, o proprietário do Dallas Cowboys Jerry Jones, o lendário ex-running back Barry Sanders e o quarterback Matthew Stafford, do Detroit Lions.

É claro que a Pepsi não deixou de lado, também, aqueles que precisam ser fortes o suficiente para aguentar todas as emoções da temporada: os fãs. Pessoas de todas as idades, espalhadas por todo o país – e até fora dele, como é o caso dos inúmeros soldados dos EUA no exterior -, que bebem o mesmo refrigerante. Com uma outra exceção, confesso que tive uma espécie de déjà vu, só que pior desta vez. Mas, por curiosidade, vale o play.

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Os planos-sequência do diretor Derek Cianfrance na publicidade

A cena inicial de “The Place Beyond Pines”, que no Brasil ganhou o título “O Lugar Onde Tudo Termina”, é um excelente plano-sequência por si só, mas que poderia ser apenas mais um exercício de estilo caso não fosse seu poder narrativo.

Ryan Gosling caminha através de um circo, em direção ao Globo de Morte em que irá se apresentar em sua moto. A simplicidade com que a camera se movimenta, aliada a um momento de alto risco, define o tom para o restante do filme. Um dos melhores do ano, sem dúvida.

The Place Beyond Pines

O diretor Derek Cianfrance, aliás, parece dominar a técnica. Dois comerciais que ele dirigiu para Dick’s Sporting Goods seguem o mesmo caminho de uma longa tomada, sem cortes aparentes, capturando a tensão e o espírito de equipe de uma partida de baseball (vídeo abaixo) e outra de futebol americano (vídeo acima).

Com criação da Anomaly, o conceito da campanha é simples, mas a execução é que salta aos olhos. Para uma marca com pouco investimento em comunicação até então, foi uma ótima aposta.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Os super-humanos estão de volta

Um dos filmes mais emocionantes do ano passado – e que exatamente por isso mesmo ficou com o GP de Film Craft em Cannes -, Meet the Superhumans acabou de ganhar uma sequência, The Return of the Superhumans. A volta acontece para divulgar o Sainsbury’s Anniversary Games, jogos que marcam o primeiro aniversário da Olimpíada de Londres.

Apesar de seguir o mesmo conceito do primeiro filme, The Return of the Superhumans não causa o mesmo impacto, provavelmente por conta da expectativa criada pelo antecessor. A fotografia em preto e branco, entretanto, cria a tensão necessária para lembrar que outros recordes podem ser estabelecidos, e que os super-heróis paralímpicos estão sempre dispostos a superar obstáculos e enfrentar novos desafios.

Mais uma vez, a assinatura é da 4Creative para o Channel 4.

super super1

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Chrome Super Sync Sports: Experimento do Google sincroniza computador e smartphone em um único game

Não faz muito tempo, contei aqui sobre a orquestra mobile da AKQA, que sincronizava dispositivos móveis através de uma URL única, transformando cada um em um instrumento musical. Era algo simples, com vídeos em looping, mas o conceito dava uma boa ideia das possibilidades.

O novo projeto do Google no Chrome Experiment funciona de forma similar, mas com um controle mais avançado. Trata-se de três mini-games – corrida, nado e ciclismo – em que você enxerga o jogo na tela do computador, mas comanda através do seu smartphone ou tablet.

O Chrome Super Sync Sports pode ser jogado sozinho ou com amigos. Cada partida gera um código único que deve ser inserido no navegador para sincronizar os dispositivos. Você controla seu atleta com gestos multi-touch e, se sair bem, pode fazer parte do ranking global.

A intenção do Google é demonstrar seu browser, tanto no desktop como na versão mobile, mas o experimento funciona com qualquer bom navegador. Experimente: chrome.com/supersyncsports

Google Super Sync
Google Super Sync

Google Super Sync

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Canal+: Fuel for Fans

O Canal+ tem uma consistência de bons comerciais lançados nos últimos anos, todos eles criados pela BETC Paris,como o popular e premiado em Cannes “Bear”.

Esse novo está anos-luz das campanhas anteriores, mas ainda assim diverte. Dessa vez a emissora foca nas suas transmissões de jogos de futebol, e diz que funcionam como combustível para os torcedores.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

XXL: Para enfrentar zumbis, basta praticar esportes

Você já deve ter visto zumbis por toda parte, principalmente devido a moda morta-viva dos últimos anos. Porém, certamente ainda não os viu em um comercial de loja de esportes.

A XXL, rede especializada em material esportivo na Noruega, mostra que para vencer os zumbis basta praticar esportes, e estar bem equipado, claro.

Uma maneira divertida de usar os mesmos elementos com originalidade. É verdade que zumbis nunca cansam, mas não custa pensar um pouco mais e criar um bom filme.

Na trilha sonora, “Come On” do The Hives. A criação é da agência Schjærven Reklamebyrå, com produção da Motion Blur e efeitos da Storm Studios.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Agência transforma grandes autores em técnicos esportivos

Assim como o corpo humano, que precisa de exercícios para manter um bom condicionamento físico, o cérebro também precisa de atividades que o estimulem. A leitura é uma das principais. Seguindo este raciocínio, a agência russa Slava transformou grandes autores como Leon Tolstói, Anton Chekhov e Alexander Pushkin em técnicos esportivos. A campanha foi feita para a Agência Federal de Publicações e Comunicação em Massa e tem por objetivo estimular a leitura, especialmente dos clássicos russos.

Cada uma das peças ficou bem interessante, graças à combinação das ótimas ilustrações de Max Kostenko, a tipografia de Alex Matveev – que consegue chamar a atenção dos jovens, público-alvo da campanha-, e ainda os textos Victor Sokolov, que foi muito feliz na tarefa de traduzir em palavras o espírito da ideia. Na minha cabeça, já fiquei imaginando ramificações deste projeto, com games e filmes.

Aqui no Brasil, quem seriam nossos grandes autores e em quais os esportes eles se tornariam técnicos? Machado de Assis, no futebol? Guimarães Rosa no vôlei? Clarice Lispector na ginástica olímpica?


Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


O mundo de Red Bull em uma sequência fotográfica


Já tem um tempo que a Red Bull estabeleceu parceria com fotógrafos especializados em esportes radicais e tem publicado fotos bem legais em seu site. Mas talvez um dos resultados mais felizes desta parceria esteja em World of Red Bull on Sequence, uma coleção de 18 fotos sensacionais que combinam frames múltiplos dos atletas patrocinados pela marca.

Para produzir a sensação de movimento, os fotógrafos utilizaram um tripé e sobrepuseram os frames em camadas, criando uma sequência perfeita. 















Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Fuelband: Nike lança pulseira que monitora todas as suas atividades físicas

Em 2007, a Nike ganhou um Titanium em Cannes Lions. Uma quebra de paradigma na época, já que não se tratava de uma campanha ou ação de marketing, e sim de um novo produto: o Nike+.

Era a celebração de uma ideia realmente nova e tecnologicamente revolucionária, que modificou completamente a linha de produtos da marca.

Em 2012, a Nike tenta repetir o feito, e com um avanço significativo da ideia original. A Nike+ Fuelband é uma pulseira que monitora todas as suas atividades diárias, e lhe apresenta estatísticas e medidas de acordo com o seu esforço. Pode ser para uma simples caminhada, uma aula de dança ou intensa partida de futebol.

Os LEDs da Fuelband indicam o seu desempenho de acordo com os objetivos pré-definidos, utilizando as cores verde, amarela ou vermelha. Além disso, assim como o Nike+ original, os dados coletados da pulseiras podem ser enviados para um site com o seu perfil e integração com Twitter, Facebook e Foursquare.

A intenção da Nike com o lançamento é promover a prática de atividades físicas, incentivando as pessoas – e não só corredores – com a apresentação em tempo real de dados e resultados.

Já em pré-venda, o preço da Fuelband é US$ 149. Olha o vídeo:

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


SigaSeuTime lança ferramenta para medir a temperatura das torcidas no Twitter

Tuitometro

Lançado em 2009, e hoje com cerca de 500 mil usuários, o SigaSeuTime distribui conteúdo sobre os clubes brasileiros em diversas plataformas. Mas como você deve imaginar, a principal delas se tornou o Twitter.

Você segue o @SigaCorinthians, por exemplo, e recebe as principais notícias, resultados e até narração em tempo real dos jogos.

E uma ferramenta lançada hoje pelo serviço pretende medir a temperatura das torcidas no Twitter. O Tuitômetro mostra quais são os clubes mais comentados, com base na quantidade de tweets por minuto, tweets por pessoa e total do dia.

É interessante notar como tudo muda quando está rolando algum jogo. No momento do printscreen acima, o Palmeiras estava jogando, tendo de 200 a 300 tweets por minuto. Já o São Paulo com zero, já que ninguém se interessa por essa equipe de menor expressão do futebol brasileiro.


Adidas lança bolão da Copa do Mundo integrando Facebook e Orkut

Adidas Bolão Copa do Mundo Orkut Facebook

A Adidas – que é patrocinadora oficial da Copa do Mundo, e não a Nike com seus filmes bazilionários, não custa lembrar – lançou um bolão do torneio que integra Facebook e Orkut.

E não é integração de atualizar o status de um através de outro, mas sim espelhamento de dados. Ou seja, todas as apostas no bolão feitas no Facebook, também aparecem no Orkut, e vice-versa. Se quiser interagir pelas duas, também OK, já que o cadastro é único.

Adidas Bolão Copa do Mundo Orkut Facebook

O democrático aplicativo permite que, além de apostas individuais, o usuário crie grupos para competir por mais pontos. Não existem prêmios, mas é o velho e bom bolão adaptado de maneira pioneira nas redes sociais.

A criação é da ID\TBWA.


Adidas | Sky Comic

Adidas Sky Japão Copa do Mundo

Para demonstrar seu apoio a seleção japonesa de futebol, a Adidas convocou os torcedores mirins para pintar e desenhar em 13 gigantes painéis no estilo mangá.

Cada peça tem 300 metros quadrados, e depois de um tour por diversas cidades do Japão ao longo de cinco semanas – para que fossem pintados – os painéis serão expostos no aeroporto de Haneda no dia 25 de maio, data em que a seleção embarca para a África do Sul.

Ou seja, como a HQ só pode ser vista completa do céu, devido ao tamanho, os jogadores do Japão verão a obra de milhares de mini-japoneses da janela do avião. Você pode ver a obra pronta no site adidas-skycomic.jp.

A criação é da TBWA\Hakuhodo.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie