Braincast 109 – Aplicativos e Hacks de Produtividade

Automatizar, simplificar e reduzir o tempo de execução de uma tarefa é o sonho dourado de muita gente que se preocupa em manter o foco no que realmente importa: a criatividade.

No Braincast 109, conversamos sobre ferramentas e hacks que colaboram na organização da nossa vida, seja pessoal ou profissional. Carlos Merigo, Saulo Mileti, Alexandre Maron e Cris Dias destacam seus aplicativos e práticas favoritas para melhorar a produtividade.

Faça o download ou dê o play abaixo:

> 01m50 Comentando os Comentários?
> 17m25 Pauta principal
> 1h46m45 Qual é a Boa? – qualeaboadobraincast.tumblr.com

========

ENEM: Caminho de Oportunidades

O ENEM é a grande chance para você que ainda não encontrou o seu caminho e quer buscar novas oportunidades.

Com a nota você poderá tentar entrar numa Universidade ou faculdade pelo SISU, que oferece vagas em 115 instituições públicas de educação superior, ou pelo PROUNI.

Além disso, a participação na prova é requisito pra receber o benefício do FIES, participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar nas vagas gratuitas dos cursos técnicos do SISUTEC.

Fica ligado e não deixa essa oportunidade passar. O ENEM é o caminho de oportunidades de crescimento. Saiba mais no site caminhodeoportunidades.mec.gov.br. As inscrições vão de 12 a 23 de maio. Não perca o prazo!

Enem

========

Críticas, elogios, sugestões para braincast@brainstorm9.com.br ou no facebook.com/brainstorm9.
Feed: feeds.feedburner.com/braincastmp3 / Adicione no iTunes

Quer ouvir no seu smartphone via stream? Baixe o app do Soundcloud.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Mod Men: O mundo de Mad Men através das lentes do século 21

Cinquenta anos separam o cotidiano dos Mad Men e o nosso atual dia a dia. É impossível deixar de pensar no que aqueles criativos fariam hoje em dia, quando as ferramentas disponíveis são praticamente ilimitadas. Para marcar o início da sexta – e penúltima – temporada, a equipe do Shutterstock criou  Mod Men, uma série de seis ilustrações retratando objetos de uso diário dos Mad Men em 1963 vistos através das lentes do século 21.

Don Draper, por exemplo, era obrigado a levar quilos de papéis em sua pasta. Nada que uma nuvem não resolvesse em 2013…

Don1

Joan Harris seria muito mais feliz com um iPad para substituir seu bloco de notas. Sem contar que a tecnologia ajuda a conter o desperdício.

Joan2

Abaixo, dois bons exemplos de uma tendência transformadora dos últimos 50 anos: saem a bebida e o cigarro de Roger Sterling e Betty Francis – os “refrescos” do escritório e alívio contra o estresse para entrar alternativas muito mais saudáveis, como a vitamina de frutas e yoga.

Roger1Betty1

Pete Campbell ganharia tempo se seus contatos estivessem organizados em agendas virtuais, em vez de um rolodex.

Pete1

Se você já trabalhou com máquinas de escrever e hoje tem um computador à disposição, sabe bem o quanto isso é revolucionário. Antigamente, quem cometia um erro de datilografia (hoje digitação), tinha 2 opções: rasurar o trabalho tentando apagar ou começar tudo de novo. Pelo menos naquela folha. E, sim, havia casos que não permitiam rasuras. Peggy Olson certamente economizaria muito papel com um computador, mas por outro lado não desenvolveria a habilidade de acertar de primeira, como alguns representantes da era Mad Men faziam.

Peggy2

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Infográfico: monte o seu

Duas ferramentas que já estão aí há algum tempo (mas eu confesso que só conheci nos últimos dias) podem auxiliar diversos profissionais e empresas nesta era de infográficos para apresentar quase tudo.

A primeira delas é uma fonte OpenType chamada FF Chartwell, que pode ser comprada por 129 dólares. A vantagem é que até o famigerado Microsoft Word (com os devidos cuidados na configuração de opções da fonte – veja em ligatures) poderá ser seu editor de imagens para infográficos bem elaborados.

O vídeo de apresentação da fonte impressiona pela simplicidade: sem grandes esforços, apenas editando um texto simples e aplicando a FF Chartwell, é possível extrair gráficos que vão aposentar aquelas opções “lindas” do PowerPoint.

Mas se você prefere algo gratuito e drag and drop, opte pelo Infogram. O infográfico abaixo (com informações pouco úteis, claro) foi gerado em menos de 10 minutos com a ferramenta. Ela possibilita a rápida inserção de imagens, textos e gráficos num ambiente de edição que lembra bastante o Tumblr. Veja mais em http://infogr.am.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Twitter inicia hoje sua plataforma de publicidade: Promoted Tweets

Twitter Ad Plataform Promoted Tweets

O Twitter anunciou hoje, através de seu blog, o lançamento da esperada plataforma de publicidade, intitulada “Promoted Tweets”. É enfim uma resposta para a pergunta que deve circular dentro dos bastidores do serviço desde o seu lançamento: como o site vai fazer dinheiro?

O modelo vai colocar tweets patrocinados nos resultados de busca, inicialmente, e devem aparecer também na timeline dos usuários tanto na versão web quando em aplicações de terceiros, como TweetDeck, Seesmic e Tweetie (comprado pelo Twitter na semana passada).

Dessa forma, a publicidade é encarada pelo Twitter como conteúdo, e a intenção é promover um tweet para que ele se destaque entre o enorme volume de atualizações que um usuário pode receber. Pelo menor por enquanto, apenas um anúncio por vez será permitido.

Os primeiros clientes incluem Starbucks, Best Buy, Sony Pictures, Red Bull, Virgin America e Bravo. Nesse primeiro momento, os anunciantes compram palavras-chave baseadas em CPM, mas o sistema de preços deve ser alterado futuramente, influenciado por métricas que inclui a popularidade do anúncio, como quantidade de retweets e favoritos.

Depois de meses de estudo e testes, o Promoted Tweets deve entrar em funcionamento ainda hoje, e o Twitter promete acompanhar a resposta dos usuários para traçar os próximos planos para a plataforma.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


Photoshop CS5 faz até chorar, de emoção

Adobe Photoshop CS5

No dia 12 de abril, a Adobe irá lançar a nova versão de seu pacote Creative Suite. No vídeo abaixo, a empresa demonstra uma das novas ferramentas do Photoshop CS5, a Content-Aware Fill.

Um trabalho que levaria horas de retoque, dura apenas alguns segundos, limpando a imagem de elementos não desejados utilizando apenas o “delete”. A Adobe diz que essa foi uma das mudanças mais requisitadas por usuários do software: remoção e alteração em menos tempo.

Já dá pra ver um monte de diretor de arte chorando. Assiste o vídeo abaixo, que você vai entender o porque.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


Brandkarma

Brandkarma

Seguindo a linha de outras redes sociais focadas em marcas, como a brasileira Drimio, Brandkarma permite que seus usuários compartilhem informações sobre suas empresas preferidas.

Mas o objetivo final é um pouco diferente: O que a Brandkarma pretende é criar uma matriz do quão cada marca é eficiente e amigável no que diz respeito ao relacionamento com consumidores, empregados, fornecedores, investidores, e claro, meio-ambiente.

Tudo isso é representado graficamente através de pétalas com diferentes cores e tamanhos, seguindo o logo do próprio site.

Brandkarma

Isso gera uma pontuação de karma, definida pela participação e opinião das pessoas. Além de citar quais marcas você gosta, é possível listar também aquelas que odeia. Não só as manifestações dos usuários, como também as notícias sobre as empresas (quem podem ser consideradas positivas, negativas ou neutras) influenciam no ranking.

Os usuários que mais colaboram também são avaliados em diferentes níveis, e ainda podem entrar na lista de Top 50 influenciadores. Brandkarma foi criado por Craig Davis, que é diretor criativo da australiana Publicis Mojo. Vale o teste.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


O relançamento do Akoha

O Akoha parecia bem promissor, quando eu me cadastrei no início de 2009 com cartas compradas pela @Baunilha. Mas hoje eles passaram por uma completa transformação, certamente devido a limitação de depender de material físico, envolvendo custos e afastando novos usuários.

Fundado pelos canadenses Austin Hill e Alex Eberts, o Akoha é uma rede social que utilizava cartas de missões, que valiam pontos de karma quando passadas pra frente. Funcionava como uma corrente do bem, em tarefas que variavam de convidar alguém para um café e dar um livro de presente a doar 1 hora do dia para realizar algum tipo de trabalho voluntário.

Akoha

Ao convidar alguém para um café, por exemplo, você dava a carta para a pessoa, que devia inserir o código único no site e confirmar que a tarefa tinha sido feita. Era possível ainda acompanhar o caminho da carta pelo mundo, e saber por quais usuários ela passou.

Era um processo divertido e simpático, mas complicado. Por isso as cartas do Akoha acabavam, invariavelmente, parando nas mãos de alguém menos engajado. Sem contar, como eu falei no início, que o kit de cartas deveria ser comprado, limitando ainda mais o alcance da brincadeira.

Akoha

Mas na onda da popularidade de aplicativos de geolocalização social, como Foursquare e Gowalla, o Akoha mudou e se transformou em uma ferramenta quase que exclusivamente online. Ainda existe o conceito de missões, mas agora elas não dependem de cartas, nem de códigos, e podem ser feitas sem a colaboração de outra pessoa.

No lugar dos pontos de “karma”, entraram os prêmios virtuais, assim como as badges do Foursquare. O tipo e quantidade de participação no site é que define os selos que serão exibidos no seu perfil. As missões aumentaram em quantidade, com tarefas em variados níveis de dificuldade. E claro, o passo mais óbvio nessa mudança, o lançamento de um aplicativo para iPhone.

Akoha

O Akoha começou querendo despertar um sentimento de colaboração e ajuda ao próximo. Havia até o objetivo de construir escolas em países pobres, a cada vez que os usuários acumulassem uma certa quantidade de pontos de karma. Mas a busca pela popularidade e, consequentemente, acordos comerciais que possibilitem sua existência, transformou o site em uma brincadeira ainda divertida, mas com menos bom-mocismo.

Resta acompanhar agora se o Akoha vai conseguir finalmente ganhar peso na internet, ou vai acabar sendo engolido por concorrentes que, ainda com outro foco, podem facilmente incorporar funções similares no futuro.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


Soldado israelense fala demais no Facebook e vai pra prisão

Você já viu casos de pessoas que compartilham demais no Facebook e acabam se dando mal. Exemplos com chefes são os mais corriqueiros.

Mas a síndrome do “overshare” atingiu agora um soldado israelense, que arruinou uma operação militar depois de publicar em seu perfil a seguinte frase, segundo a BBC:

“Na quarta-feira, vamos limpar Qatanah (uma vila na Cisjordânia), e na quinta, se Deus quiser, voltaremos para casa.”

Os próprios amigos e soldados reportaram a publicação para autoridades, que decidiram cancelar a operação para evitar colocar as tropas em perigo. O soldado, que não teve o nome divulgado, foi para corte marcial e senteciado em 10 dias de prisão.

Com o vazamento da informação, a IDF (Israel Defence Forces) iniciou uma campanha alertando sobre os riscos de expor informações militares na internet. Os posters simulam uma página padrão do Facebook, com imagens do presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, da Síria, Bashar al-Assad, e o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah.

Todos com a frase: “Você acha que todo mundo é seu amigo?”

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


ChatRoulette, o filme

ChatRoulette

ChatRoulette pode causar polêmica e ser um fenômeno na internet, mas você não imaginaria que o site já tem até um filme. Ou quase isso.

Em 6 minutos, Casey Neistat tenta desconstruir o ChatRoulette contando suas experiências com a webcam ligada e estranhos do mundo todo. Ele divide os usuários em homens, mulheres e pervertidos, e categoriza o tipo de “relacionamento” alcançado.

A grande maioria desconectou depois de segundos, poucas vezes conseguiu estabelecer uma conversa, mas tudo mudou depois que colocou uma mulher na frente da camera. Mas o filmete não é só constatações básicas, é divertido e provocativo.

| Dica de @melissapottker

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

Como levar o Lynx Effect para a vida real

Axe Lynx

Essa ação não é exatamente nova, mas como não vi ninguém ainda se manifestando a respeito achei que valia o post. Todo mundo conhece a pegada da comunicação de Lynx (ou Axe, dependendo do lugar do mundo em que você esteja).

Você usa e se dá bem, fica irresistível como um ganhador único de mega-sena. Essa linha já vem de muito tempo e tem rendido comerciais memoráveis e leonáveis ao longo dos anos. O que eu achei bacana foi essa tentativa de levar isso para a vida real.

Os caras lançaram uma série de aplicativos para celular para tentar ajudar de fato o consumidor a se dar bem. Tem o Perfect Man Revealed, o Say Cheese, Fit Girl Finder e o meu preferido, o Spin the Bottle. Você pode baixar todos em lynxeffect.com . A diversão é garantida, o resultado eu não teria tanta certeza assim.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

Rouba-me, por favor

Please Rob Me

Criado por três programadores holandeses, o site Please Rob Me (Rouba-me, por favor) é a polêmica do dia. A intenção é mostrar que a moda das ferramentas sociais com geo-localização pode ser perigosa, caso certos cuidados não sejam tomados.

O Please Rob Me une Twitter com Foursquare, coletando os check-ins realizado pelos usuários e avisando para o mundo: se o fulano está em outro lugar que não em casa, provavelmente sua casa está vazia.

A preocupação é válida, em tempos em que o compartilhamento de localização se torna cada vez mais popular, porém o argumento pode ser contestado com medidas básicas.

A primeira delas é que a sua conta no Foursquare não precisa, necessariamente, ser vinculada ao Twitter. E se for, você pode definir que tipo de informação será compartilhada.

Please Rob Me

Outro ponto, é que o Foursquare foi feito para ser utilizado entre grupos de amigos. Se você aceita desconhecidos, então pode estar se expondo mais do que deveria. E por último, e acho que mais importante, você não precisa (e nem deve) revelar seu endereço exato, ou até mesmo nem cadastrar a sua casa.

Os usuários de Foursquare que eu conheço, e que dão check-in em casa, jamais colocam o endereço completo, apenas aproximado. Pode ser só pela rua, pelo bairro ou cidade.

Usuários desavisados podem se tornar alvos fáceis, mas só se espalharem informações que comprometam sua segurança, e isso não apenas em termos de localização, mas com conteúdo em redes sociais de diversos tipos. O que conta, mais uma vez, é o bom senso.

Segundo os criadores do PleaseRobMe.com, a intenção do projeto é alertar as pessoas de uma maneira provocativa. Não esperam que ninguém seja assaltado por usar Twitter, Foursquare, Facebook e afins, mas o mesmo cuidado que você toma na vida offline, deve tomar na internet.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

They Make Apps

They Make Apps

Em um mundo com mais de 140 mil aplicativos só para iPhone, encontrar um bom desenvolvedor para a sua ideia mobile pode ser um pouco complicada. A interessante proposta do TheyMakeApps.com é justamente facilitar essa escolha.

Funciona como um classificados de empresas e profissionais especializados em aplicativos mobile, e que são selecionados criteriosamente através de seus trabalhos anteriores.

No site você pode navegar pelos programas já criados, ver o perfil da empresa, o país de origem e qual a faixa de preço cobrada. Qualquer desenvolvedor pode fazer parte da lista gratuitamente, ou entrar para o clube sponsor (com mais destaque) pagando uma mensalidade.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

Mais ações no Foursquare: HBO e Warner Bros.

Foursquare

Depois dos acordos com Pepsi, Intel e Metro News, as grandes marcas continuam chegando ao Foursquare. Dessa vez, exemplos que envolvem gigantes do entretenimento e que começam a experimentar as possibilidades da ferramenta.

A HBO criou dicas e badges para a sua série “How to Make it in America”, assim como a Warner Bros. para o filme “Valentine’s Day” (“Idas e Vindas do Amor”, aqui no Brasil).

No primeiro caso, são atividades que envolvem cultura, gastronomia e vida noturna em Nova York, e já para “Valentine’s Day”, são os lugares e programas mais românticos em cinco cidades: Nova York, San Francisco, Chicago, Los Angeles e Boston

Foursquare

Além da integração de marca, o próprio Foursquare e seus clientes estão tentando definir quais são as métricas que realmente interessam nesse tipo de ação. É um mundo sem CPMs e sem pageviews, já que o objetivo é engajar as pessoas, tirá-las de casa e ligar o conteúdo online e/ou da TV com o mundo real.

Outra questão, é tornar mais tangíveis as recompensas por participar dessas ações. Muitos fãs do Foursquare fazem de tudo por um nova badge, mas como convencer novos usuários de que um selinho virtual é o suficiente? Cupons, descontos, ingressos e brindes já estão nos planos.

Porém, o mais importante, é que como diz Allison Mooney no DigitalNext da AdAge, o Foursquare é uma plataforma jovem, e ao contrário da fase experimental da maioria das startups, está conseguindo atrair os dólares de companhias dispostas a investir na brincadeira. E que está ficando cada vez mais séria.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

YouTube arrecadou US$ 10,709.16 com teste de aluguel de filmes

YouTube Rental

Terminado o teste de aluguel de filmes via YouTube, em parceria com o Sundance Film Festival, o Google arrecadou exatos 10,709.16 dólares.

Juntos, os cinco filmes disponíveis para locação foram vistos 2,684 vezes, em um período de 10 dias, custando US$ 3,99 cada um. Foram eles: “Bass Ackwards”, “The Cove”, “One Too Many Mornings”, “Homewrecker” e “Children of Invention”

São números que não impressionam, muito menos incomodam concorrentes como Apple e a Netflix (que diz ter 6 milhões de espectadores de filmes via streaming). Porém, o próprio YouTube encara a experiência como um sucesso.

Considerando que são filmes pouco conhecidos, sem distribuição comercial, a audiência é mais do que o dobro do que a quantidade de pessoas que assistiram no festival. Amplificar o alcance era o objetivo inicial, dinheiro depois.

A intenção do Google é continuar valorizando filmes de baixo orçamento, obscuros, muitas vezes de diretores e atores iniciantes, até que a plataforma esteja bem desenvolvidas para títulos maiores e grandes produtoras.

| Via NYTimes

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

Demo do Square para iPhone by Kevin Rose


Kevin Rose, criador do Digg e hoje investidor de algumas startups como Foursquare e Gowalla faz um teste com o protótipo do Square, aquele acessório/aplicativo para pagamentos com cartão de crédito no iPhone. Sensacional.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

Nivea ajuda a escolher protetor solar com aplicativo para iPhone

Nivea Sun iPhone Aplicativo

Para ajudar na escolha do protetor solar, a Nivea lançou um aplicativo para iPhone que indica o fator de proteção ideal de acordo a sua localização e temperatura da região.

A ferramenta pode ser configurada para diferentes tipos de pele, e através de alarmes avisa os horários necessários para reaplicação do protetor solar.

O aplicativo está disponível para download na App Store. A criação é da Lew´Lara\TBWA, com produção da PontoMobi.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

Google começa a oferecer aluguel de filmes através do YouTube

YouTube Rental

O Google inicia amanhã um teste: aluguel de filmes através do YouTube. Em parceria com o Sundance Film Festival, serã 5 filmes disponíveis para locação até o dia 31 de janeiro: “Bass Ackwards”, “The Cove”, “One Too Many Mornings”, “Homewrecker” e “Children of Invention”.

Cada um dos títulos custará US$ 3.99, cobrado através do Google Checkout, com prazo de 24 horas para ser assistido. Depois disso, a intenção é oferecer o serviço para produtores independentes, para que possam rentabilizar suas obras além das migalhas do AdSense, e claro, atingir no futuro os grandes estúdios de Hollywood.

Esse é o primeiro modelo de negócio do Google não baseado em publicidade. A cobrança por conteúdo on demand começa como um experimento, mas pode representar a entrada da gigante internética em um terreno já disputado pela Apple, Amazon, Netflix e outras.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

Terremoto no Haiti: Cruz Vermelha arrecada 1 milhão de dólares com SMS

Haiti Red Cross

Em campanha para ajudar o Haiti, depois do terremoto que devastou a capital do país anteontem, a Cruz Vermelha está utilizando uma plataforma de doações via celular.

Enviando um SMS com a palavra “Haiti” para 90999, é possível fazer uma contribuição de 10 dólares. Infelizmente, só funciona nos Estados Unidos.

A Cruz Vermelha anunciou que, apenas através de SMS’s, já arrecadou 1 milhão de dólares. Um importante número para ajudar o país, e que representa a força e praticidade da tecnologia.

Aliás, diversas notícias reportam o papel fundamental dos celulares, internet e Twitter na divulgação de informações e pedidos de ajuda para a tragédia no Haiti.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

Nike | True City

Nike True City

Criado pela AKQA, a Nike prepara o lançamento de um aplicativo para iPhone chamado “True City”.

Com funções de geo-tag e integração com redes sociais, a ferramenta promete lhe ajudar a explorar seis cidades européias – Londres, Berlim, Amsterdam, Milão, Paris e Barcelona – com os olhos de pessoas descoladas (atentem para esse detalhe) locais.

Qualquer usuário do aplicativo pode colaborar, e correr o risco de ser escolhido pela Nike com um desses descolados aí. Assistindo o vídeo abaixo, eu tive a impressão de uma forte inspiração do Foursquare.

| Via Creativity

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

The Simpsons Unleashed: Pegadinhas virtuais com Adobe Air e Facebook

The Simpsons Unleashed

Em mais uma ação comemorativa aos 20 anos dos Simpsons, a Fox lançou um aplicativo para desktop em Adobe Air integrado com Facebook.

Além de colocar Homer Simpson na sua tela, olhando pra tudo o que você faz, o “The Simpsons Unleashed” permite enviar pegadinhas digitais para os seus amigos do Facebook.

A brincadeiras incluem: bomba de Duff, barra radiotiva, bomba do Comichão e Coçadinha, entre outras. Quem estiver online no aplicativo, pode receber uma dessas a qualquer momento. Se isso te encher o saco, pode optar por ficar oculto por um tempo determinado.

O “The Simpsons Unleashed” ainda tem níveis. Aquele que conseguir pregar mais peças nos amigos, vira o “Prince o’pranks”

The Simpsons Unleashed

The Simpsons Unleashed

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie