Varejista aposta em videogame para atrair meninas

Muito se discute sobre o que realmente é uma nova mídia e quais seus potenciais no universo do marketing e da publicidade.

Os games, por exemplo, sustentam ações e promoções de marcas das mais distintas categorias, há muitos anos.

Inclusive fiz um post comentando sobre os advergames mais antigos do mundo. E teve cada surpresa.

Mas isso não quer dizer que a plataforma tenha sido desgastada. Pelo contrário. O avanço das tecnologias e da tamanha realidade provida pelos novos games, trouxeram outras possibilidades de entreter o público-alvo.

Direcionada a um público de adolescentes do público feminino, a varejista internacional Claire’s, presente em vários países do mundo (ainda não chegou no Brasil), fechou recentemente uma parceria com a Electronic Arts (EA) e lançaram juntas uma nova série de videogame para Nintendo DS e Wii: “Charm Girls Club, My Fashion Mall“.

A parceria concedeu a Claire’s intervenções no game com lojas próprias onde as usuárias podem comprar virtualmente suas jóias e acessórios de baixo custo.

Com uma parceria como esta, ambas as marcas (EA e Claire’s) saem ganhando.

Em primeiro lugar, a parceria ajuda a aumentar a percepção da EA entre as meninas. E no caso da Claire’s, há um reforço na sua imagem de marca jovem, divertida e inovadora. Então, ponto para as duas!

Protótipo da Renault no The Sims 3

renaultsims.jpg

A Renault criou uma curiosa parceria com a Electronic Arts para promover o seu carro-conceito Twizy Z.E. no novo The Sims 3. O carrinho, que esteve presente no último Salão de Frankfurt, em setembro passado, pode ser baixado gratuitamente.

O Twizy vem com um pacote (Electric Vehicle Pack), que inclui também outros itens ligados à sustentabilidade, como painéis solares e cata-ventos, para captar energia eólica. O uso dos itens irá repercutir positivamente na vida virtual dos jogadores, que economizarão em contas.

Para tornar o público eco-consciente desde cedo, nada melhor do que utilizar os ambientes onde se encontram crianças e jovens, para comunicar, mesmo que sutilmente, sobre a importância dos novos hábitos.

Via Kotaku

Entretenimento mobile garante seu McDonald’s

Que tal poder escolher e adquirir um produto do McDonald’s utilizando o celular?

Seria ainda mais legal se essa divertida brincadeira, criada pela DDB Stockholm, não estivesse disponível só na capital sueca :(

É só nessas horas que eu sinto falta da mídia exterior.

Via Creativity

Eco Advertainment

eco-entertainment-devices.jpg

Se não houver nenhuma causa por trás, o entretenimento por si só já não significa muito coisa – pois o consumidor moderno vive em busca de soluções, e sabe o que é importante para o mundo em que ele habita.

Pelo fato da sustentabilidade ser um dos assuntos que mais está em voga, muitas marcas criam campanhas baseadas em questões favoráveis ao meio ambiente.

Então, se a receita da assertividade é aliar entretenimento com uma causa popular, porque não reverenciar projetos como o Volvo C30 Drive Around the World e o  VW Tem de Tank?

Este último, lançado esta semana pela Tribal DDB de Amsterdam, é um jogo de corrida com elementos 3D em que você não precisa chegar em primeiro, mas conduzir um VW Polo de maneira mais econômica, sem desperdiçar combustível.

vwtank.jpg

Existe, sim, um incentivo promocional: Quem tiver o melhor desempenho ganha um VW Polo Blue Motion de verdade. Mas não é este o diferencial. O diferencial, na minha opinião, é a possibilidade que a marca tem em poder educar os seus consumidores sobre uma tendência, considerada cada vez mais importante para o futuro dos seus produtos/consumo, através do entretenimento.

Volkswagen: BlueYourFriends

vwbluemotion3d.jpg

A VW dá sequência na campanha de divulgação do seu inovador programa de tecnologia BlueMotion, que reduz o consumo de combustível e as emissões de poluentes – com um investimento significativo na internet: BlueYourFriends.

Um animação 3D incorpora dados de seus amigos, recuperados pelo Facebook Connect, a fim de tornar você e eles mais conscientes sobre o quão astronômico é o gasto de CO2 em suas atividades sociais.

Através deste conceito, a idéia é buscar valores reais e mostrar o que representa os seus amigos em termos financeiros e de impacto sobre o planeta.

Afinal, quem disse que amizade é impagável?

Telekom Slovenije: Virtual Snowball Battle

Durante o inverno da fria Eslovênia, a principal operadora de telefonia do país, a Telekom Slovenije, optou por levar um entretenimento mais “caloroso” ao público, ao invés de simplesmente promover seus serviços utilizando a velha tática dos anúncios tradicionais.

A solução foi organizar uma batalha virtual de bolas de neve.

Para participar, as pessoas que estavam nas principais praças de algumas das cidades mais populosas da Eslovênia, tinham que ligar para um número gratuito e, na sequência, podiam interagir entre si através uma tela gigante onde era projetado o game.

:: Via Every-Ware

Discovery, Sharkrunners e o futuro das redes sociais

sharknetwork2.jpg

Você está cansado de campanhas com CGU (Conteúdo Gerado pelo Usuário)? Posso até concordar que essa tendência tenha se saturado com tanta coisa meia boca surgindo na rede. Mas não posso negar que essa proposta da Discovery vai te fazer abrir a mente e perceber que existem, sim, opções mais inteligentes de ações envolvendo o público alvo.

A cargo da agência area/code, especializada em ações de entretenimento com integração do OFF com o ON, o Sharkrunners foi projetado para celebrar os 20 anos da popular série de documentários, Shark Week, transmitida em centenas de países.

Sharkrunners é uma mistura de rede social e game de exploração e pesquisa de tubarões oceânicos.

Os jogadores assumem o papel dos biólogos marinhos que buscam aprender o máximo possível sobre tubarões através de técnicas de observação avançada.

sharknetwork.jpg

Os usuários controlam seus navios, mas os tubarões são controlados pelo “mundo real”, já que GPS(s) foram ligados às barbatanas de centenas de tubarões mapeados pelo Sharkrunners.

Dados de telemetria dos tubarões fornecem a posição e o movimento real de cada um deles.

Quem se inscrever no Sharkrunners recebe por e-mail e por SMS indicações das proximidades dos tubarões.

Redes sociais com sistemas de GPS integrado são mesmo a bola da vez. E o futuro das redes sociais se apoiará nesse universo de games adicionados de informações reais (e relevantes) para um público nichado.

É só mais uma opinião própria ;-)

Anúncio dentro do Farmville faz sucesso

bingfarmville.jpgNão sou usuário do Farmville, mas sei de sua grande popularidade. São cerca de 80 milhões de usuários ativos, ávidos por criar e gerenciar suas próprias fazendas virtuais.

Na última semana, a Microsoft, proprietária do sistema de busca Bing, investiu num anúncio vinculado ao game social Farmville, hospedado dentro do Facebook. Os usuários que se tornassem fãs da página do Bing no FB teriam uma recompensa: 3 notas de Farmcash (dinheiro virtual do game).

A ação foi bem recebida pelos usuários do Farmville, tanto é que, em poucos dias após a inserção do anúncio, mais de 400 mil novos usuários tinham se tornado fãs do Bing.

Questionados sobre a ação da Microsoft, usuários do Farmville não se mostraram reticentes ao uso do espaço, contanto que haja uma recompensa em Farmcash. (Confira a pesquisa feita pelo blog Farmville Freak).

Games sociais estão em alta. Há um avanço significativo no número de usuários que buscam se relacionar e se divertir ao mesmo tempo.

Sendo assim, surge a partir de agora uma chance de investir em games sociais para acumular novos “advogados” de sua marca.

:: Via Inside Facebook

Axe: Rock’n Roll Instinct

axeinstinct7.jpg

Aproveitando o andamento da campanha global para divulgar a fragrância Instinct, a Axe quer saber do seu instinto roqueiro – uma abordagem conveniente para levar mais entretenimento aos seus consumidores.

A idéia ganhou forma com o lançamento de um aplicativo para Facebook.

O Rock’n Roll Instinct é baseado no famoso “Guitar Hero“, onde você compete com jogadores do mundo inteiro, além de poder compartilhar a ferramenta com seus próprios amigos.

Se você acompanha o ADivertido com frequência, vai lembrar de outras marcas que também apostaram em advergames com essa mesma plataforma. São elas, Coca-Cola, Pepsi, Fanta, Umbro e Colgate. Divirta-se!

Samsung: Right 2 Point

right2point_samsung.jpg

Para mostrar que o dedo tem poderes extraordinários quando há uma boa usabilidade touch (”It’s nice to point a finger“), a Samsung usou o pensamento lateral, encomendando a criação de um criativo advergame com a agência sueca, Projektor.

Antes de qualquer coisa, assista a introdução que conta um pouco da história mirabolante que eles tiveram para
defender o contexto do jogo.Baseado em primeira pessoa, o advergame é bem produzido e tem uma jogabilidade comparada a de bons games online.

O que você precisa fazer? Combater os inimigos usando apenas um único dedo. Se você tiver tempo sobrando,
vai lhe render bons minutos de diversão ;-)

right2point.jpg

Pringles: Xtreme Gladiatoral Challenge

pringlesxtreme.jpg

É comum hospedar games em redes sociais, na Holanda. Não sendo diferente, a Pringles de lá resolveu chamar a atenção dos mais jovens com um advergame hospedado na Hyves, a rede social mais popular do país.

O “Xtreme Gladiatoral Challenge” serve como suporte para a campanha de uma linha de novos sabores (muito mais “hot”) de seu viciante snack.

Caso o usuário seja membro da rede social, ele é transportado para uma arena ao estilo “Street Fighter“, onde terá que lutar contra 4 diferentes gladiadoras, cada uma representando um dos novos sabores de Pringles.

pringles2.jpg

Eu tive que me tornar membro da Hyves só para testar o game. A experiência foi um pouco desastrosa, principalmente por não entender absolutamente nada de ‘dutch’.

Apesar dele não oferecer uma jogabilidade surpreendente, o “Xtreme Gladiatoral Challenge” dá a chance de compartilhar funções e pontuações com outros membros da rede social. E quem pontuar mais ganha um passeio de skydive, o que é um bom incentivo.

Enfim, o que vale mesmo é a intenção da marca em prover uma plataforma adicional e divertida aos consumidores.

Neviot Plus: Playing Tennis

neviotplus.jpg

O universo dos games sempre foi um importante meio a ser explorado pelas marcas que buscam melhorar o approach com seus consumidores. Não é de hoje que algumas investem em “advergames” e/ou in game ads“. Mas, com o passar do tempo, algumas marcas se vêem diante de novas possibilidades de “servir” entretenimento.

É o caso da Neviot, uma importante marca de águas minerais de Israel.

Para promover sua linha de águas funcionais, ela criou um game de tênis baseado numa jogabilidade semelhante a do Wii.

Só que, dessa vez, o console tradicional do game da Nintendo foi substituído por uma garrafa d’água.

Utilizando um software desenvolvido em Israel, chamado CamSpace, o game oferece a chance de interação a todos os usuários que tem um computador e uma webcam. Provavelmente, as novas garrafas da Neviot Plus vêm com um código de reconhecimento.

A marca está levando a sério essa brincadeira. Além de disponibilizar o game e o software em seu site, ela também está levando a experiência para shoppings e clubes do país, concedendo prêmios aos melhores jogadores.

Confira abaixo uma demonstração da equipe de desenvolvimento do CamSpace.

Não é a primeira vez que o produto de uma marca é transformado em um console. Você se lembra da Nestlé?

Bayer utiliza o universo dos games para incentivar crianças a se cuidar melhor

nintendobayer.jpg

Pode parecer complicado inovar na indústria de remédios e fármacos. Mas, por incrível que pareça, a Bayer deu um passo a frente e provou que isso é pura acomodação.

No ano passado, a unidade britânica da Bayer anunciou o lançamento do Didget, um medidor de glicose no sangue para ser usado no Nintendo DS. Ele incentiva crianças a fazerem o teste regularmente. Dependendo do resultado, o jogador recebe pontos que podem ser usados para comprar itens.

Mais recentemente, eles incluíram um serviço que concede também como recompensa, o desbloqueio de fases em jogos famosos para Nintendo DS, como Memory, Snowball Duel e Easter Eggs.

bayernintendo2.jpg

Ford faz parceria com série americana para promover Taurus e Sync através de game interativo

fordtaurusgame.jpg

Para apresentar seu Taurus 2010, a Ford dos Estados Unidos deu o play em uma ação de marketing impecável. Apostando inicialmente em duas plataformas integradas (internet e product placement), a montadora foi feliz em sua parceria.

Um game online interativo, baseado na série “White Collar“, da emissora parceira USA Networks, coloca o usuário como protagonista ao lado de um luxuosíssimo Ford Taurus e todos os seus modernos aparatos tecnológicos, como o recém lançado sistema digital de comunicação e entretenimento, Sync.

No game (hospedado no domínio da própria emissora) o jogador é um aprendiz do FBI enviado em uma missão para seguir um criminoso de alta periculosidade. O game “Chasing the Shadow” segue a risca os detalhes da série “White Collars“.

Enquanto conduz o Taurus, o jogador pode utilizar recursos da tecnologia Sync (receber mensagens de texto, mensagens de voz, fazer chamadas e obter pistas). Aproveitando a campanha do novo Taurus, a Ford ganha mais pontos por apoiar a divulgação do Sync.

fordgame.jpg

fordgame2.jpg

:: Com fonte do MediaPost

Santander: Red Brick Game

santandergame.jpg

O banco Santander não usou apenas as táticas convencionais para promover a sua chegada no Reino Unido. A saída mais criativa e “fora da caixa” foi lançar um bom advergame na internet.

O site britânico da marca abriga o advergame Red Brick Game, mas eles devem disponibilizar também para dispositivos móveis e em um aplicativo de Facebook. Desenvolvido pela agência Marvellous, o advergame é bem parecido com aquele viciante flash game Bloxorz, e propõe a construção de pontes com ladrilhos vermelhos (cor predominante da marca Santander) para evitar todo tipo de obstáculo.

Liberty Mutual: Driver Seat Game

driverseat.jpg

A empresa de seguros norte-americana, Liberty Mutual, lançou um game para iPhone que permitirá que os usuários de todas as idades experimentem as limitações físicas e cognitivas que os condutores mais velhos podem ter quando dirigem um automóvel. O objetivo do aplicativo Driver Seat Game é fazer com que os jogadores sejam impactados com os mesmos obstáculos físicos enfrentados por seus pais nas diferentes fases do envelhecimento, além de inspirar conversas entre filhos adultos e seus pais idosos.

Talvez esse seja um dos mais criativos e inteligentes aplicativos de iPhone dos últimos tempos. Exagero?

:: Via BrandFreak

Cheetos lança advergame para as crianças

cheetosargentina.jpg

Para levar entretenimento aos consumidores de Cheetos, as crianças, a BBDO Argentina usou a internet para hospedar um divertido advergame.

A nova proposta digital desenvolvida para a PepsiCo, chamada Olimpíadas Cheetos 2010, trabalha com o conceito da marca, “poco serio es más divertido“. O novo hotsite de Cheetos (www.cheetos.com.ar) oferece aos ‘chicos’ 4 jogos pensados especialmente para eles: Combate de axilas, Soplamocos, Tiro al paraguas e Lanzamiento de cuerpos.

A temática, a estética e a mecânica do advergame estão adequadas aos gostos da criançada, com personagens divertidos e um humor escrachado bastante irreverente.

WikiTrends [2009-2010] Social Games

social-games.jpg

Depois de um dos maiores experts em advergames no Brasil, Mitikazu Lisboa, indicar que o futuro será dos games integrados às redes sociais, coincidentemente surgiu uma notícia surpreendente: O Framville alcançou um número maior de usuários do que o próprio Twitter.

A cada semana, 4 milhões de novos usuários aderem a idéia de se tornar um fazendeiro virtual. As possibilidades de interação proporcionadas pelo mais famoso game social da história, criam também uma nova alternativa para as marcas começarem a investir neste tipo de conteúdo/plataforma, como ferramenta de marketing.

Uma coisa é fato: As pessoas não estão nas redes sociais só para conversar e trocar idéias, elas também querem se divertir.

Além do fenômeno Farmville, MafiaWars, Colheita Feliz e Café World também são ótimos exemplos de Social Games que estão explodindo de sucesso. Vale dar uma lida na entrevista feita com a sócia da Mentez, uma importante desenvolvedora de aplicativos para redes sociais. É, pessoal, não é à toa que a EA disponibilizou um de seus maiores sucessos para usuários do Facebook.

.

WikiTrends: A cada dia da semana, o ADivertido irá listar as principais tendências que, segundo o autor, foram as mais importantes no mercado da comunicação digital em 2009, e que irão se consolidar fortemente em 2010.

Volvo C30 DRIVe around the world

volvodrive.jpg

A Volvo surgiu com um concurso chamado DRIVe Around the World, que aproveita o poder das redes sociais e a tendência da preocupação das marcas com a sustentabilidade. O concurso desafia as pessoas a conduzir virtualmente um Volvo C30 numa volta ao mundo virtual em 80 dias, usando apenas seus amigos do Facebook. A montadora vai doar 15.000 euros, em nome da equipe vencedora, para um projeto de compensação de carbono promovido pela www.myclimate.org.

DRIVe Around The World é um jogo baseado na filosofia de que qualquer pessoa é conectada ao resto da população do mundo por apenas seis graus de separação. A Euro RSCG 4D da Suécia, agência que encabeçou a criação do projeto, postou um vídeo-trailer do concurso. Confira abaixo e entenda melhor a mecânica do jogo:

:: Via AutoEvolution.

Reebok iSprint

isprint.jpg

Lançado em conjunto com duas empresas especializadas em mobile, a UsTwo e a Inside Mobile, do Reino Unido, o mais novo aplicativo da Reebok promete fazer sucesso entre os iPhone addicteds.

O mobile game recebeu o nome de iSprint – e simula uma corrida de 100 metros – só que com os dedos. O usuário precisa fazer o melhor tempo em quatro cursos diferentes. É simples, mas exige agilidade. Basta movimentar rapidamente os dedos (como você pode ver no vídeo demo, abaixo) e pronto. Agora é competir com seus amigos ou tentar bater o seu próprio recorde.

Baixe aqui o aplicativo.