Google Glass pode gerar economia e eficiência em empresas de logística

Primeiro, surge a tecnologia. Depois é que nós entendemos como ela funciona ou onde pode ser útil. Foi assim com diversos dos equipamentos tecnológicos que usamos hoje no nosso dia a dia, e não seria diferente com o Google Glass.

Passado o hype inicial, o depósito holandês Active Ants resolveu testar o uso do wearable para o controle dos itens que circulavam pelo seu galpão. Dois funcionários responsáveis pela checagem de produtos foram convidados a usar o Glass durante o expediente. Ao invés de carregarem uma prancheta com uma lista dos itens a serem conferidos, anotando detalhes como especificações, quantidades e localização para onde seriam enviados os itens, os funcionários agora podiam checar esses dados diretamente no Google Glass.

O resultado foi bastante positivo: em uma semana, os funcionários que estavam usando o Glass reduziram a taxa de erro em 12% e aumentaram a eficiência do trabalho em 15%. Parece pouco, mas imagine a proporção disso para empresas que trabalhem com grandes cadeias de ecommerce, como a Amazon – a economia pode ser bem impactante.

Em uma semana, os funcionários que estavam usando o Glass reduziram a taxa de erro em 12% e aumentaram a eficiência do trabalho em 15%. 

“Agora eles podem usar as duas mãos para ter acesso aos produtos nas prateleiras. Além disso, paramos de usar papel, o que economiza o tempo de imprimir uma lista”, explica o gerente da Active Ants, Jeroen Dekker. A menor taxa de erro foi resolvida com um simples detalhe no aplicativo que faz a interface com o Google Glass – ao invés de aparecerem em uma lista, os itens são exibidos individualmente, um por vez, o que evita a confusão.

Agora, a intenção do depósito é melhorar o aplicativo de interface – uma das ideias é inserir uma imagem do produto, para facilitar a identificação – e aumentar a amostragem de funcionários que fazem uso do Google Glass.

Ou você achou que o Glass ia servir só pra checar redes sociais e usar como GPS?

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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Slowmercial apresenta o novo Beetle na Bélgica

A televisão há muito tempo deixou de ser a primeira tela para algumas pessoas, mas em determinadas situações ela ainda mantém a preferência, com alguns avanços é claro. Literalmente. Com a televisão digital, é possível gravar seus programas favoritos (coisa que no século passado algumas pessoas faziam com o videocassete) e escolher o horário mais conveniente para assisti-los. Para o mercado publicitário, entretanto, surge um grande desafio: se as pessoas estão vendo programas gravados, elas têm a opção de avançar a imagem durante os comerciais. Na Bélgica, 1 em cada 3 telespectadores gravam seus programas, sendo que 90% pulam os comerciais. A solução da Volkswagen para apresentar o novo Beetle veio da DDB Bruxelas: o Slowmercial.

O comercial nada mais é do que uma imagem praticamente estática, em que a única ação é a capota sendo abaixada lentamente. Se visto com a velocidade normal, há um narrador falando sobre as vantagens do produto e o canto de passarinhos. Em velocidade acelerada, o efeito é praticamente o mesmo. O “filme” foi inserido nos intervalos de séries como Homeland e Bones. Segundo a DDB, uma vez que o Slowmercial atingiu os dois tipos de audiência, a expectativa é de que ele tenha um impacto 50% maior do que os comerciais tradicionais.

Duas perguntas surgem, então: será que esta expectativa é real e comprovável? E mais: será que o Slowmercial funcionaria para outros produtos? O jeito é aguardar para ver se a ideia vai se confirmar como uma tendência ou desaparecer completamente…

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O futuro dos filmes

É impressionante como é grande o número de notícias sobre o universo de filmes que tenho visto ultimamente. Não sobre os filmes em sí como Batman, Tropa de Elite ou Gigantes de Aço. Estou falando sobre a forma como assistimos filmes e seriados.

Foi-se o tempo onde íamos a locadora, alugávamos uma fita VHS, assistíamos em casa e depois disso rebobinávamos para entregar no dia seguinte. Hoje em dia existem milhares de canais e meios para se assistir filmes. E isso tem revolucionado o mercado e preocupado muitas as empresas e estúdios. A briga começou.

Quer assistir um filme? Você pode alugar na locadoras do bairro ou pela internet, assistir na TV Paga, ir ao cinema, assistir utilizando o videogame, assistir pelo streaming, baixar filmes, comprar no camelô, assistir no tablet e por aí vai.

Com a chegada da Netflix no Brasil as pessoas estão conhecendo e explorando ainda mais o serviço de streaming de filmes on-line, um mercado que está expandindo muito ultimamente. Aqui no Brasil o serviço também é oferecido pela NetMovies, que também conta com aluguel e delivery de DVDs.

Lá fora, a Netflix perdeu 800 mil assinantes depois de uma tentativa de criar outra marca para o serviço de entrega de DVDs. Isso fez com que outros serviços concorrentes ganhassem mais mercado, entre eles a Amazon Prime Instant Video, Blockbuster On Demand, Hulu e iTunes.

Além dessas grandes movimentações no mercado, duas outras notícias me chamaram a atenção essa semana.

Primeiro, o fato de que o Youtube está experimentando uma página de canais com conteúdos exclusivos, em parceria com artistas, cantores e outras empresas de entretenimento. E na minha opinião, se o Youtube entra nessa briga, ele vai destruir todo mundo com uma bomba atômica.

E já não bastasse tudo isso, os estúdios de cinema não querem ficar para trás e estão tomando medidas para não perder mercado. Os estúdios Warner Bros., Lionsgate, Universal, Miramax e Paramount estão criando aplicativos para o Facebook e distribuindo seus filmes de várias formas através da rede social.

A internet mudou a forma como nós assistimos filme. E ainda vai mudar muito. David Hsieh, VP de Marketing, Vídeo e Tecnologias Emergentes da Cisco disse que os vídeos serão responsáveis por 90% do tráfego da internet em 3 anos. Os vídeos fazem parte dos usuários de internet do mundo inteiro, e vai ser cada vez mais presente na vida deles.

Nessa nova onda de filmes, tecnologias, canais e serviços, quem não se adaptar e inovar vai ficar para trás. Acredito que muita coisa vai surgir e já está surgindo por aí.

Mas as perguntas que ficam são: qual o futuro da industria do entretenimento cinematográfico? O que será que vai acontecer? Quem vai se dar bem? Como os anunciantes podem tirar vantagem disso?

Toda essa história ainda vai dar um filme.

Test-drive interativo no Youtube. E…?

A usabilidade e a própria execução poderiam ser melhores para prover uma experiência ainda mais realista com o carro, mas nem mesmo assim eu acho que este tipo de ideia faz muito sentido enquanto ação de marketing quando a tecnologia/interatividade tem, no contexto, maior importância do que qualquer outra função que poderia, também, exaltar diferenciais do carro.

Críticas de lado, aqui está o que a Audi diz ser o primeiro test-drive interativo no Youtube. Tire suas conclusões! ;)

Burberry lança perfume exclusivo para os mais de 7 milhões de fãs no Facebook

Mais uma marca está apostando suas fichas no engajamento de fãs no Facebook para ativar a experimentação por meio do lançamento de produto.

A marca em questão é a Burberry, grife que conquista milhões de brand lovers no mundo todo pela sofisticação e qualidade que só fortalece a aspiração.

O sucesso também entre os mais jovens é tanto que a fanpage da marca chega a ultrapassar os 7 milhões de fãs. Não é pouca coisa para uma grife nada democrática.

Para estabelecer uma relação mais íntima com essa legião de brand lovers, a Burberry lança em primeira mão a nova linha de perfume Body no Facebook, com direito a vídeo do CCO da marca convidando os fãs a experimentar a novidade.

No começo do ano foi a vez da marca de catchup Heinz ativar o sampling exclusivo de produto na sua fanpage. Foi uma das primeiras marcas a realizar este tipo de ativação online.

Quer um case no Instagram? Então toma!

Muito se discute sobre o uso de plataformas e ferramentas emergentes em ações de marketing, principalmente pelo fato de que podem não representar um meio potencial para atingir alcance e frequência desejável. Mas, como tudo na vida, o sucesso do uso delas depende de diversos fatores.

Entre essas ferramentas emergentes que chamam atenção do mercado ao mesmo tempo que também proporcionam essa desconfiança por ainda serem incipientes e segmentadas demais, está o Instagram.

Em Cingapura, país onde a maioria dos jovens são conectados e possuem smartphones, independente da classe social deles, a Johnson & Johnson não recusou ativar sua marca Neutrogena no hypado aplicativo de fotos. E se deu bem.

Na ocasião de conscientizar os jovens do país asiático sobre a importância dos cuidados com a pele em dias de sol – por meio da linha Neutrogena Ultra Sheer, que protege 3 vezes mais da radiação UV – foi selecionado o famoso usuário do Instagram, @AikBengChia, dono de mais de 600 mil seguidores, para engajar o maior número de pessoas.

A campanha, então, aconteceu sob o tema: “Let your skin have a little more fun in the sun” (“Deixe sua pele se divertir um pouco mais ao sol”).

Foram fotografadas pelo @AikBengChia miniaturas em forma de pessoas colocadas sobre uma pele humana, criando a ilusão de que aquilo seriam pessoas na praia em um dia ensolarado.
Durante três dias, 32 fotos como essa foram enviadas para a sua timeline. E, somente no final, foi adicionada a hashtag #Neutrogena_Ultra_Sheer que, ao ser clicada, direcionava para uma única montagem que simulava a imagem de um sol.
A imagem era seguida da mensagem: ”Deixe a sua pele se divertir um pouco mais no sol. Neutrogena Ultra Sheer com 3x mais proteção UV”.
Também foi convocado um popular blogueiro de Cingapura para amplificar a campanha.
Os resultados mostram que a campanha conseguiu alcançar o sucesso desejado: Somente no Instagram, foram 6.792 likes nas fotos e cerca de 500 comentários positivos. Além dos mais de 800 mil usuários do mesmo aplicativo impactados.
Com o uso do Instagram como centro e hub da campanha, me surpreende ver tamanho sucesso.
Talvez seja a primeira vez que vejo resultados nesse nível de uma campanha de marca que se apropriou desse aplicativo mobile. Mas não podemos ignorar que o uso do blogueiro, que amplificou a campanha através de suas redes sociais, foi muito importante para o alcance da mensagem.
Anyway, essa campanha se consagra como case em plataformas emergentes. Inovar é arriscar mesmo.
A criação foi da agência Tribal DDB.

Sampling e envolvimento no Facebook

É perceptível o avanço das estratégias de F-Commerce. Algumas mais ousadas, outras menos: Vendas diretas, compras coletivas e até Tryvertising aparece por lá. São provas de que esse novo modelo de varejo online já é uma realidade.

Mas o que vale compartilhar aqui sãs as boas ideias, como esta da promo lançada pela rede de fast-food libanesa B2B (Breakfast to Breakfast), de Beirute.

No mural da página da B2B no Facebook, eram postadas fotos de lanches e os fãs da página eram convidados a “marcar” as fotos. Os que primeiro “marcavam” as fotos, ganhavam a oferta. Essa é a razão do nome da promo: “Tag & Win”.

Enquanto realizava a promo, que há pouco foi encerrada, as pessoas ajudavam a viralizar a marca e promover a FanPage da B2B para seus amigos, naturalmente.

Assim que eu gosto! Por isso costumo dizer que a simplicidade é a melhor amiga do engajamento.

Schweppes se aproveita do “novo” Facebook

Pouco antes da virada do ano, o Facebook fez algumas mudanças significativas na estrutura do perfil dos membros da rede social, otimizando a visualização completa das informações e dados pessoais.

Atenta à essa mudança, a marca de bebidas Schweppes lançou um aplicativo de edição de imagem exclusivo para o “novo” Facebook.

O aplicativo Schweppes Profile App pode ser melhor compreendido no vídeo criado especialmente para a ocasião, postado acima.

Vemos, nesse caso, o como é importante uma marca também estar antenada em todas essas novidades que ocorrem com tanta freqüência.
Só assim ela consegue oferecer alguma exclusividade aos seus consumidores – e que, dependendo do apelo, dificilmente pode ser renegada por eles.

Projeção 3D para a BMW

Quando a arte, a tecnologia e a publicidade se encontram, um espectáculo surge para dar aos espectadores uma nova percepção daquilo que é apresentado.

Em Cingapura, a Publicis Asia parece ter a resposta de como envolver e surpreender o público ao promover o conceito, os features e todo line up oferecido por uma multinacional da indústria de automóveis.

No centro de uma importante cidade do país, uma projeção da BMW, realizada com a utilização de técnicas 3D, chamou a atenção todo mundo que estava por perto. Não foi à toa. O resultado é mesmo muito bacana.

Branded Content promove novo VW Polo entre a “Geração Y”

Não é de hoje que a gente comenta sobre a efetividade dos meios interativos entre os jovens, aqueles que nasceram conectados e cheios de criatividade e intuição.

Por conta disso, algumas marcas mais expertas recorrem à internet (e outros meios digitais) para promover produtos e serviços que se posicionam com um DNA mais jovem.

Também não é de hoje que estratégias assim refletem experiências de pessoas comuns, como os consumidores, para humanizar a comunicação, tendo o conteúdo pertinente como principal ferramenta.

Para chegar a esse público, também chamado de “Geração Y“, a Volkswagen da Espanha lançou uma curiosa ação de Branded Content na web.

Com o intuito de promover o novo Polo, a Volkswagen ofereceu a dois jovens a oportunidade de viajar pela Espanha a bordo do automóvel e cumprir uma lista de 25 experiência, reportando todas elas na internet.

O mote da campanha, “25 cosas que hacer antes de los 25“, é apoiada por um blog criado especialmente para a ocasião.

Foursquare, recompensas e fidelização

Oferecer recompensas para usuários do Foursquare, se tornou um meio inovador para empresas que esperam fortalecer a fidelização de clientes.

Há algumas semanas atrás, postei no Twitter um link que traz vários exemplos de empresas que estão beneficiando seus clientes através do aplicativo.

Nesta semana, outras duas grandes empresas começaram a investir no serviço: Domino’s e Debenhams.

Assim como a Starbucks, a cadeia da Domino’s no Reino Unido começou a oferecer descontos e refeição grátis aos mayors do Foursquare.

Também no Reino Unido, em Londres, a loja da varejista Debenhams na Oxford Street, Londres, dá café para todo mundo que der check-in quando chegar no estabelecimento, todas as sextas-feiras.

Mesmo que singelas, recompensas assim, que são fáceis de serem conquistadas e não demandam nenhum tipo de burocracia, estimulam a frequência do fluxo de clientes, sem contar que deixam a relação com a empresa muito mais friendly.

Volkswagen: Digital Automotive Space

Seguindo a onda de algumas marcas que começaram a apostar em estratégias de presença no requisitado tablet da Apple, a Volkswagen decidiu lançar uma e-Branded Magazine (revista virtual da marca) especialmente desenhada para o iPad. O título da nova publicação digital é DAS, as siglas de “Digital Automotive Space“.

O aplicativo, cujos conteúdos se atualizarão a cada três meses, abrigará informações sobre a VW que não são conhecidas habitualmente pela grande massa de consumidores. A primeira edição da DAS será dedicada ao modelo Touareg, tendo como principal objetivo proporcionar uma nova experiência de interação da montadora com seus clientes mais especiais.

A agência holandesa Readerhouse Brand Media foi a encarregada de desenvolver o aplicativo, direcionado para todo o mercado europeu.

Via W&V

Museum of London: Street Museum

Olha aí uma das melhores idéias para aplicativos de iPhone: O Street Museum é gratuito e foi criado pela BrothersAndSisters para o Museum of London.

Ele utiliza uma a inteligência tecnológica, que inclui serviço de geo tagging e Google Maps, e traz uma vasta coleção fotográfica de ruas e estabelecimentos da capital britânica.

A coleção de fotos e imagens dos pontos mais importantes de Londres é incrementada com informações históricas, o que deixa o aplicativo Street Museum muito mais interessante e útil.

Excelente trabalho de convergência.

Via Creative Review

Varejista aposta em videogame para atrair meninas

Muito se discute sobre o que realmente é uma nova mídia e quais seus potenciais no universo do marketing e da publicidade.

Os games, por exemplo, sustentam ações e promoções de marcas das mais distintas categorias, há muitos anos.

Inclusive fiz um post comentando sobre os advergames mais antigos do mundo. E teve cada surpresa.

Mas isso não quer dizer que a plataforma tenha sido desgastada. Pelo contrário. O avanço das tecnologias e da tamanha realidade provida pelos novos games, trouxeram outras possibilidades de entreter o público-alvo.

Direcionada a um público de adolescentes do público feminino, a varejista internacional Claire’s, presente em vários países do mundo (ainda não chegou no Brasil), fechou recentemente uma parceria com a Electronic Arts (EA) e lançaram juntas uma nova série de videogame para Nintendo DS e Wii: “Charm Girls Club, My Fashion Mall“.

A parceria concedeu a Claire’s intervenções no game com lojas próprias onde as usuárias podem comprar virtualmente suas jóias e acessórios de baixo custo.

Com uma parceria como esta, ambas as marcas (EA e Claire’s) saem ganhando.

Em primeiro lugar, a parceria ajuda a aumentar a percepção da EA entre as meninas. E no caso da Claire’s, há um reforço na sua imagem de marca jovem, divertida e inovadora. Então, ponto para as duas!

Mães podem monitorar gravidez com aplicativo de iPad criado pela Pampers

Inovar em uma categoria onde a concorrência pouco se diferencia, é a grande chance que uma marca tem para alcançar boa percepção e reputação.

A pedidos da Procter & Gamble, sua marca mãe, a Pampers apostou na tecnologia emergente para se diferenciar, lançando um aplicativo de iPad totalmente direcionado para mães de primeira viagem e cheias de expectativa.

O lançamento foi em abril, próximo da data inicial de comercialização do iPad, mas poucos aqui no Brasil ficaram sabendo da novidade.

Batizado de “Hello Baby“, o aplicativo (gratuito e disponível para download no iTunes) permite aos pais acompanhar o crescimento e desenvolvimento do bebê, semana a semana, numa espécie de calendário virtual de gravidez, com imagem em 3d e no tamanho natural.

As mães podem adicionar informações como nome, peso e etc., e compartilhar tudo no Facebook. Mas o que parece ser mais legal é a possibilidade que a mãe tem em colocar o tablet na frente da barriga, simular um ultra-som e se divertir com a família toda.

O principal objetivo com esta nova ferramenta provavelmente seja a busca pela construção da lealdade entre a mãe e a marca, antes mesmo do bebê nascer.

Via BrandWeek

NatGeo coloca blogueiro suspenso pela pele a 50m de altura

Como nunca antes, as ações de guerrilha estão mais integradas com as mídias sociais e os meios interativos. Afinal de contas, são meios muito bons para estimular a participação das pessoas e medir o boca a boca.

Atenta a essa tendência, a Espalhe planejou, criou e promete executar uma ação nada convencional para divulgar a nova série Tabu América Latina, que estreia no NatGeo neste domingo às 22h.

Pra começar, amanhã, a partir do meio-dia, o blogueiro (e bodypiercer) Rafa Gnomo será suspenso por dois ganchos inseridos em sua pele próximo aos ombros e pendurado em um guindaste a uma altura de 50m, onde será mantido por cerca de três horas. A ação acontecerá num estacionamento no cruzamento da Avenida Paulista com a Rua da Consolação.

Para garantir ainda mais envolvimento do público, o Twitter vai entrar na brincadeira.

A cada 50 hashtags #tabu tuitada pelos internautas, Rafa Gnomo será erguido 10 metros até atingir os 50 metros. Caso a hashtag atinja boa posição no trend topics Brasil do microblog, outras surpresas estão previstas.

Além disso, o corajoso blogueiro interagirá com o público, mandando recados em uma mini-lousa para as pessoas utilizarem o Twitter para falar com ele, por meio do perfil @NatGeobr.

Quem quiser acompanhar a bizarra experiência no conforto do lar, saiba que a ação será transmitida ao vivo pelo portal oficial do NatGeo www.natgeotv.com/tabu.

Burger King converte engajamento em moeda

Quando eu falo que os meios digitais concedem oportunidades incomparáveis de engajar um consumidor, é porque existem provas. E estas provas ajudam a compreender as utilidades deste benefício no marketing.

Um ano atrás, o Burger King causou rebuliço nos Estados Unidos depois da campanha “Whopper Sacrifice“, na qual era necessário “sacrificar” amigos do Facebook para conseguir um sanduíche da rede. A polêmica foi tanta que a promo criada pela CP+B teve que ser encerrada.

Agora, na Noruega, o Burger King implantou uma idéia parecida, só que mais “positiva”, convidando os amantes de hambúrguer a pagar pelo novo sanduíche Salsa Hot (vendido por cerca de USD 300) usando uma nova moeda: ‘Likes‘ do Facebook. Ou seja, ao invés de pagar os USD 3,00 pelo sanduíche, a pessoa pode conseguir 10 cliques no botão “Like” na Fan Page do BK (Noruega), o que ajuda a aumentar a reputação da marca na rede social, para adquirir o tal Salsa Hot.

Achei simples e divertido a ponto de gerar o buzz necessário em torno do lançamento do produto. E você, o que achou?

Walt Disney utiliza realidade aumentada mobile para promover ‘Prince of Persia’

Para anunciar a estréia do seu novo sucesso de bilheteria, ‘Prince of Persia – The Sands of Time “, a Walt Disney inaugurou um novo sistema de integração de realidade aumentada com mobiliários urbanos, onde qualquer pessoa que estiver por perto de pôsteres do filme em Amsterdã, na Holanda, pode assistir ao trailer e jogar um game baseado na épica produção da Disney, pelo celular.

Mas, para isso, o usuário de iPhone ou Android precisa baixar o aplicativo Layar, de realidade aumentada mobile, para garantir a interação com as peças e receber recompensas.

Confira a seguir o trailer legendado de ‘Prince of Persia – The Sands of Time’, que deve estrear no Brasil apenas no próximo mês.

Via AOTW

Diesel Cam

A necessidade de compartilhar chega aos provadores de lojas de departamento com esta iniciativa da Diesel, desenvolvida pela agência Fullsix.

A chamada Diesel Cam é uma instalação interativa que integra o Facebook ao PDV, utilizando telas touch em algumas lojas da Diesel na Espanha.

Em uma mecânica bastante simples, o usuário tira quantas fotos quiser, entra em seu perfil do FB e publica de forma instantânea as que mais gostar. Depois de publicadas, as fotos podem receber comentários dos amigos da rede social.

Pringles: Help the Overshares

Embora seja uma marca com bons atributos para poder ousar no marketing, a Pringles é uma marca que não tem muito costume de inovar na comunicação. Mas, dessa vez, nos Estados Unidos, ela protagoniza uma inteligente campanha digital: Help the Overshares.

Todos nós, que vivenciamos as mídias sociais, sabemos que existe muita gente (amigos, inclusive) que abusa e compartilha coisa demais, principalmente aquilo que é desnecessário e irrelevante.

Pensando nisso, foi desenvolvido um botão para Facebook, que eles, da Pringles, chamaram de “overshare” – um alerta a esses colegas chatos e desocupados.

No site da campanha a pessoa consegue baixar o botão “overshare” para o Facebook (ele ficará ao lado do botão de comentar as atividades dos amigos). Assim, é possível avisar os “malas” que eles estão exagerando no compartilhamento e uso da rede social.

Entre um aviso e outro, dá para criar camisetas com frases irônicas, além da possibilidade de enviar um manual virtual com dicas como: “pensar antes de digitar”, “arrumar coisas legais para fazer”, enfim.

A simpatia pela marca é tão grande, que a página oficial da Pringles no Facebook já conta com mais de 3 milhões de fãs.