Shows de Morrissey serão abertos por vídeo da PETA

Para marcar os 55 anos de Morrissey, a PETA criou um belíssimo apelo para que as pessoas – especialmente os fãs do cantor – adotem o veganismo. Ao som do clássico I Know It’s Gonna Happen Someday, uma animação assinada por Anna Sauders que conta a história de frangos criados para o abate. O vídeo será exibido na abertura dos shows do artista em sua turnê.

A PETA estima que 8 bilhões de frangos sejam mortos anualmente ao redor do mundo. É daí que entra a mensagem para que o público “faça do algum dia hoje” e “experimente o veganismo”.

A animação é bastante simples, mas com uma história envolvente – que inclusive lembra bastante The Scarecrow, da Chipotle -, e o lirismo de Morrissey se encaixou perfeitamente. Vale o play, independentemente da sua “orientação”.

peta peta1

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Brinquedos querem vir ao Brasil para a Copa do Mundo em promo da BBC

A BBC costuma mandar bem na divulgação de suas transmissões de grandes eventos esportivos, como a Olimpíada de Londres, em 2012, e a Olimpíada de Inverno, no começo deste ano. Agora, bebendo da fonte de Toy Story, a agência Red Bee Media assina o promo da emissora que divulga a Copa do Mundo 2014, aqui no Brasil.

A primeira parte, já no ar, mostra bonecos de jogadores de futebol ganhando via ao ouvir que a Copa do Mundo está próxima. O passo seguinte é dar um jeito de vir para o Brasil, uma aventura com momentos engraçadinhos, mas que claramente só está começando.

bbc

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Fifa divulga clipe de abertura das transmissões da Copa

O canal da FIFA no YouTube, a FIFATV, já colocou no ar a animação que será utilizada como abertura oficial das transmissões do evento. O trabalho, que aparece sem os devidos créditos, ficou bem bacana e independentemente dos sentimentos que cada pessoa tenha em relação à Copa do Mundo 2014 no Brasil, vale ser visto e apreciado como um projeto bem feito.

A animação mostra diversas capitais brasileiras que receberão os jogos, com pessoas jogando futebol e se divertindo. E como a própria descrição no YouTube já diz, será vista muitas vezes nas próximas semanas.

[ATUALIZAÇÃO] A gente até tentou inserir o vídeo aqui, mas a FIFA desabilitou a opção e só é possível assistir ao vídeo no próprio YouTube. Ponto negativo…

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Episódio de Os Simpsons em versão LEGO estreia domingo nos EUA

O ano de 2014 pertence a LEGO, que tem mandando muito bem tanto em seus comerciais quanto no mundo do cinema, com o lançamento de LEGO – O Filme. Mas 2014 também é o ano dos Simpsons, animação que conseguiu o que muitas outras séries em live action nunca conseguiram: chegar à 25ª temporada. Então, por que não juntar estes dois ícones do entretenimento em um episódio especial?

A resposta veio em forma de Brick Like Me, que vai ao ar nos Estados Unidos neste domingo. A julgar pelo trailer, o episódio tem uma pegada Matrix, misturando realidades paralelas – aquela tradicional que já conhecemos e a feita de peças de LEGO. Parece que vem um belo episódio por aí!

homer

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Animação da WWF revela um drama no fundo do mar

A música é um importante elemento Seastars, campanha da WWF da Holanda com conceito da Ogilvy & Mather de Amsterdã e animação do estúdio Not To Scale. Composta por Darre van Dijk e Guido Dieteren, a canção é interpretada pela Guido’s Orchestra e Wyke van Weelden e ajuda a criar o clima dramático para mostrar uma história que se passa no fundo do mar.

Tão bela quanto triste, de certa maneira esta animação traz aquele sentimento dos primeiros minutos de Procurando Nemo, quando ocorre uma tragédia, aqui causada pela pesca em larga escala.

A canção está disponível para compra no iTunes.

wwf

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

William Shatner volta ao passado para tentar matar William Shakespeare em nova animação

A AMAA Productions imaginou como seria se William Shatner resolvesse voltar ao passado para tentar matar William Shakespeare e colocou a ideia em prática na animação “Action Bill”.

Criado em 14 dias utilizando LEGO, o divertido stop-motion parte da absurda premissa que Shatner usaria um robô – o ShatnerBot – para tentar eliminar o dramaturgo, mas acaba sendo surpreendido pelas habilidades do escritor e pela inesperada ajuda de Patrick Stewart. O resultado ficou bem divertido.

Para conferir os bastidores deste projeto, basta clicar aqui.

bill1

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Durex mistura animação e live action em “Real Feel”

Começa como um desenho animado, um jogo de sedução entre uma mulher e um homem. Conforme as coisas vão esquentando, entretanto, os desenhos se transformam em live action. Assim é “Real Feel”, novo comercial para o produto de mesmo nome da Durex.

Com criação, produção e direção da Havas Worldwide, Partizan e Golden Wolf, essa foi uma ótima sacada para destacar a proposta de sensações reais oferecida pela nova camisinha. E o resultado ficou bem bacana.

durex

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Campanha de desarmamento revela que monstros existem

Campanhas que defendem o desarmamento costumam ser brutais para mostrar seu ponto de vista, com raras exceções. “The Monster is Real” não é diferente. A animação criada pela Grey para a States United to Prevent Gun Violence mostra uma situação tão comum quanto absurda, uma criança vivendo em uma casa onde uma arma de fogo fica ao alcance de qualquer um.

Ao longo de quase toda a animação, vemos um garotinho com medo de um monstro que se esconde em um armário. Os pais do menino tentam convencê-lo o tempo inteiro de que monstros não existem. Quando ele finalmente resolve vencer seu medo e encara o monstro, a verdade pode não ser o que sua família espera.

A produção é da Hornet.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

“Share It to End It” combate o bullying via redes sociais

Segundo dados de uma pesquisa realizada com 4 mil estudantes pela Coalition Against Bullying for Children and Youth, de Cingapura, 94.7% responderam que já sofreram bullying pelo menos uma vez. Uma em cada oito crianças é intimidado semanalmente. É daí que entra os esforços da entidade para tentar combater o problema, com campanhas como “Share It to End It”.

A animação, criada em parceria com a JWT, tinha originalmente 100 segundos. Toda vez que ele é assistido e compartilhado, o tempo de exibição diminui um milisegundo. O objetivo, então, é colocar o assunto bullying em pauta, fazendo com que as pessoas falem a respeito e se conscientizem sobre o problema.

Até o momento em que este post foi escrito, a animação sobre um garoto que sofre regularmente com o bullying já havia sido compartilhada 12.

Para assistir e compartilhar “Share It to End It”, é preciso acessar o hotsite da campanha.

bull1 bull bull2

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Amazon destaca simplicidade do Kindle em filmes para o mercado chinês

“Paper and Pen” é o nome da campanha criada pela Tribal Worldwide de Beijing para a Amazon com o objetivo de apresentar o Kindle Paperwhite ao mercado chinês. A ideia era ilustrar de uma maneira divertida e envolvente a simplicidade e os benefícios do e-reader, como a navegação intuitiva e a praticidade.

Misturando cenas em live action e ilustrações e dobraduras feitas à mão, vemos o Kindle ganhar vida de uma maneira simpática, e que ao mesmo tempo desperta a curiosidade do público para saber o que mais o e-reader é capaz. O alvo está não somente nos heavy readers, mas também nos estudantes.

A produção é dos franceses da Troublemakers.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Animações revelam bastidores do escritório de design Herman Miller

Hilda Longinotti é uma simpática – e muito bem conservada – senhora de 80 anos. Em 1953, ela encontrou um anúncio de emprego no jornal The New York Times que chamou sua atenção: recepcionista. Após alguns testes e uma breve entrevista, ela foi contratada para atuar no escritório de design Herman Miller, o que fez ao longo de 20 anos.

É claro que uma experiência dessas renderia muitas histórias. Algumas delas foram transformadas em animações por Damien Florébert Cuypers, com produção da Hello Design.

“The Hilda Stories” conta, pelo menos até o momento, com quatro incríveis animações, que revelam os bastidores do mítico estúdio de design. Da contratação de Hilda, à criação de sua estação de trabalho, como surgiu o sofá Marshmallow – o que levou Hilda a servir de modelo para o estúdio, até Andy Warhol freelando para o escritório.



Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Animação revela como seria um confronto entre Ryu e Jesse

Em uma realidade alternativa – ou pelo menos na imaginação do animador Junior Jesman, do Reino Unido, Ryu, de “Street Fighter”, e Jesse, de “Breaking Bad” se enfrentam em uma luta. Cada um deles usa de seus poderes, seja um “hadouken” bem dado, ou quem sabe o correspondente breakingbadiano, o “Heisenberg”. 

Ficou, no mínimo, divertido. Dê o play e descubra quem vai levar a melhor…

street1 street2 street3

Apple divulga iPhone 5C com animações incríveis

A Apple está investindo pesado na comunicação do iPhone 5C. Em Londres há diversos painéis e cartazes com “close-ups” do produto exibindo suas cores chamativas. Não há como não se destacar da publicidade padrão.

Aproveitando o design icônico de suas capinhas oficiais (que estão ajudando muito a vender o iPhone 5C), eles lançaram um Tumblr cheio de animaçõezinhas curtas, divertidas e milimetricamente bem executadas com as bolinhas que nem nesses Cases. (veja uma delas acima e o restante aqui)

O idéia de criar “dezenas de combinações de cores diferentes” é muito boa e talvez esteja resgatando um pouco do que a Apple sempre fez com primor: design original. E esse Tumblr tem a comunicação perfeita pra divulgar isso 🙂

iPhone 5C

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Porcos são amigos, não comida

É certo que muitas pessoas vão discordar, especialmente os devotos fiéis do bacon, mas porcos são amigos, não comida. Pelo menos é o que defende o Farm Sanctuary em seu novo comercial “Pigs Are Friends, Not Food”, criado pela One/x agency.

A animação em stop-motion retrata um porquinho jogando video-game, primeiro com um macaco, depois com uma criança. A narradora explica quem, em estudos realizados em universidades, foi constatado que os porcos aprendem a controlar o joystick tão rápido quanto macacos e mais rápido do que uma criança de três anos.

O interessante deste comercial é que segue um caminho diferente dos tradicionais filmes relacionados aos direitos dos animais, tanto na pegada mais fofa quanto na mensagem em si. Mas, mesmo com o discurso bacana, tenho dúvidas de que os comedores de bacon se lembrarão dele quando estiverem devorando pedaços dos pobres porquinhos…

porco
porco1
porco2

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Brinquedos tentam limpar a paisagem urbana em “Tiny Worlds”

Imagine se alguns brinquedinhos, como um submarino (amarelo, é claro), um caminhão e uma escavadeira, tentassem limpar o lixo da paisagem urbana, sem que ninguém pudesse perceber? Misturando live-action e animação 2D, a trilogia “Tiny Worlds” dá uma ideia de como seria essa façanha, de uma maneira charmosa e bem-humorada.

As animações produzidas pelo estúdio Rushes são bem curtas, mas conseguem divertir. Quando menos se espera, por exemplo, um submarino emerge em uma poça d’água e usa seus mísseis para eliminar a sujeira. O caminhão, recolhe palitos de fósforo, enquanto a escavadeira lida com os apuros causados por um chiclete. E se você já pisou em um chiclete na rua, vai entender o drama…

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Assista ao primeiro teaser de “Peanuts”, o retorno 3D de Charlie Brown e Snoopy

A Fox revelou hoje o primeiro teaser de “Peanuts”, a estreia 3D de Charlie Brown, Snoopy e seus amigos no cinema.

De cara já se percebe que o estilo de Charles Schulz foi mantido, mas contando com a adição de texturas e profundidade, ao mesmo tempo que quase imita um stop motion.

Dirigido por Steve Martino da Blue Sky Studios, o filme tem estreia marcada para 6 de novembro de 2015, bem a tempo das comemorações dos 65 anos da tirinha de Schulz.

Vale dizer que, os filhos do autor, Craig e Bryan Schulz, estão envolvidos na criação do roteiro.

Peanuts
Peanuts

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Animação conta a aventura de um herói do WiFi

Em janeiro de 2012, Mike Lacher publicou um divertido texto no site McSweeney chamado “In Which I Fix My Girlfriend’s Grandparents’ WiFi and Am Hailed As a Conquering Hero”, em que contava sobre sua aventura para consertar o WiFi dos avós de sua namorada, mas como se fosse um herói de alguma fantasia. Recentemente, a história foi adaptada em uma animação para os sites Vulture e McSweeney.

Animada por Jesse Benjamin, “Ballad of a WiFi Hero” tem uma pegada meio anos 1980, meio 1990, lembrando alguns games épicos, com imagens pixeladas.

A história, perfeitamente narrada por H. Jon Benjamin (de “Bob’s Burgers” e “Archer”) conta a aventura de um herói moderno (mas com visual medieval, com direito a capa e espada) que aceita a missão de consertar a rede WiFi dos avós de sua namorada, que são completamente dependentes da tecnologia e ficam completamente arrasados com a falta dela.

A graça fica por conta da forma como Lacher resolveu contar a história, transformando emaranhados de fios e instalações ultrapassadas em grandes perigos. Tudo ao som da música criada por Paul Sprangers.

wifi
wifi1

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Novo clipe do Cut Copy tem stop motion com bonecos impressos em 3D

A banda australiana Cut Copy, em parceria com o estúdio criativo Party, acaba de lançar o vídeoclipe para a música “We Are Explores”, do seu novo álbum “Free Your Mind”.

Foram impressas 200 bonecos, usados em grupos de 8, cada um focando em um tipo de movimento a ser filmado em sequência.

O resultado foi um stop motion com dois personagens impressos em 3D andando pela cidade à noite, coletando artefatos como cigarros, CDs, papeis, etc.

A jornada épica dos personagens pelas ruas surgiu da ideia dos diretores Aramique Krauthamer e Masa Kawamura de fazer um stop motion diferente e que acoplasse novos recursos tecnológicos como uma impressora 3D.

As duas figuras foram projetadas em Cinema4D por Mau Morgo, impressas com filamento amarelo florescente em uma Stratasys 1200es, para contrapor com a noite e as luzes de Los Angeles.

cutcopy-video-1
cutcopy-video-2
cutcopy-video-3
cutcopy-video-4

Além do aspecto criativo, o vídeo foi feito com a ideia de ser remirado pelos fãs. Por isso, a equipe distribuiu via BitTorrent um pacote contendo a música, o vídeo e todos os arquivos de impressão 3D para encorajar as pessoas a recriarem o processo de sua maneira.

Apesar da necessidade de uma impressora 3D para colocar a mão na massa e criar sua própria aventura com trilha do Cut Copy, tanto o vídeo quanto seu processo de criação espelham boas ideias a serem realizadas com diferentes recursos e tecnologias de hoje e amanhã.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Selfie, por sua conta e risco

Selfie virou palavra do ano em 2013, segundo o dicionário Oxford. Mas, pior do que ser a palavra do ano, foi a maneira como uma antiga prática de tirar foto de si mesmo se propagou pelas redes sociais, adquirindo um novo significado. Virou mote de propaganda, motivo de discórdia no funeral de Nelson Mandela e até uma maneira de se ajudar a levantar uma grana para a caridade. E, agora, virou também uma animação muito legal, criada pelo diretor Andy Martin.

Ao longo de 60 segundos, Martin revela os riscos que uma pessoa obcecada por sua própria imagem pode correr. Tudo de uma maneira muito bem humorada, e que até pode gerar um pouco de reflexão (e não reflexo) naqueles que frequentemente fazem selfies.

A animação foi produzida para o Character Selfies, um projeto do Pictoplasma Berlin Festival.

anima

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Converse desconstrói tênis em stop-motion

Para promover o projeto #ChuckHack no Google+, a Converse convocou os criativos do Studio Heiss e Jelly Kitchen, que criaram uma animação em stop-motion bem interessante. Como a ideia da iniciativa é inspirar o público a customizar seus tênis, o filme mostra o calçado como uma espécie de tela em branco, primeiro sendo completamente desconstruído para, depois, ganhar personalidade própria.

Ao som da banda The Frankenberries, vemos como as partes dos tênis interagem para criar uma nova identidade, mais de acordo com seu dono, lembrando que a criatividade de um indivíduo pode ser expressa nos lugares mais inesperados.

chuck

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie