Campanha #VemIbra tenta convencer Ibrahimovic a vir ao Brasil curtir a Copa

Para tristeza de alguns fãs de futebol, a seleção sueca não conseguiu se classificar para a Copa do Mundo, impedindo que o jogador Zlatan Ibrahimovic, considerado um dos melhores do mundo, viesse mostrar seu talento nos estádios brasileiros.

Mas o impedimento de estrelar nos gramados não significa que Zlatan não possa vir ‘curtir’ a Copa do Mundo em terras brasileiras. É esse o argumento da campanha #VemIbra, promovida pelo canal de esportes e entretenimento Desimpedidos.

Em um vídeo de pouco mais de 2 minutos, que traz algumas das melhores jogadas de Ibra e a sua frase bombástica após a desclassificação da Suécia (“uma Copa sem mim não vale a pena ser vista”), uma série de colegas do jogador e de celebridades brasileiras se empenham em dissuadir o jogador da teimosia de não assistir ao mundial.

“Teu estilo é brasileiro, irmão”, elogia Denilson, que juntamente com Dani Alves, Raí, Vampeta, Ronaldo, Bebeto, Cacá Bueno, comentaristas da Band, Danilo Avelar, jogadores do próprio time da Suécia e também da seleção chilena convidam Ibra a vir para o Brasil assistir aos jogos. “O negócio é o seguinte, meu querido, deixa de palhaçada, e vem!”, arremata Anderson Silva, antes de usar o bordão da campanha – #VemIbra.

anderson-vemibra

Instigados por Felipe Andreoli, da equipe do Desimpedidos, os fãs pressionaram Ibra pelas mídias sociais, fazendo postagens com a hashtag #VemIbra no Facebook e no Twitter. O resultado foi uma tímida resposta do jogador – “Talvez eu precise mudar meus planos de viagem de férias”, comentou ele na sua conta oficial no Twitter. Também pudera – foram mais de 700 mil visualizações do vídeo no YouTube, com direito a menção em mídias internacionais.

Andreoli afirma que o ingresso para a abertura da Copa do Mundo, que acontece no dia 12 de junho no Itaquerão, está garantido. Será que o Ibra vem? #VemIbra

vem-ibra

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Brahma sugere comemorar Dia dos Namorados em 11 de Junho

Depois de uma campanha de gosto bem duvidoso sobre a Copa do Mundo, como “Imagina a Festa”, a Brahma deu uma aliviada com a “Cevada da Granja Comary” e agora, finalmente lançou uma campanha que pelo menos eu achei bacana. O Movimento 11 é uma iniciativa que propõe aos casais brasileiros comemorarem o Dia dos Namorados no dia 11 de Junho, pela primeira vez na história.

A justificativa? A abertura da Copa do Mundo, claro, agendada milimetricamente em 12 de Junho, uma data polêmica entre 8 em cada 10 namoradas de fãs de futebol. (Não estou sendo machista, ok? Eu também sei que tem um monte de namoradas fãs de futebol, por isso eu disse “8 em cada 10″)

Achei o vídeo divertido e com uma boa missão. Afinal, nenhum casal vai querer jantar num restaurante romântico à luz de velas com um baita telão transmitindo Brasil X Croácia 😉

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Prefeitura de Curitiba aproveita buzz dos convocados do Felipão e faz sua própria seleção

Pouco antes de Felipão anunciar os convocados para o time brasileiro da Copa do Mundo, a prefeitura de Curitiba aproveitou a oportunidade para escalar a sua própria seleção.

São personagens e personalidades da cidade como Tadeu do Pierogi, Ivo Rodrigues, o Homem Nu, Inri Cristo, Paulo Leminski (apelidado de ‘o mestre das jogadas de letra’), Dalton Trevisan (‘dando sangue pelo time’), entre outros. Como acontece em todas as convocações, um querido personagem foi deixado de lado: o OilMan.

Diante do ‘clamor’ de quem se divertia com a brincadeira, a prefeitura fez um ‘comunicado oficial’, explicando que ele não poderia ser escalado por ‘ser muito escorregadio’.

E não para por aí: cada um dos convocados pela seleção curitibana vai ganhar uma figurinha, como essa do Paulo Leminski. Colecioná-las, contudo, não será tão simples – os links com as imagens das figurinhas digitais serão divulgados através de um ARG.

Se depender da equipe de mídias sociais de Curitiba, #vaitercopasim.

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Puma lança filme oportunista para celebrar a classificação do Uruguai

A Puma, fornecedora oficial do uniforme da Seleção Uruguaia de Futebol, lançou um ótimo filme para celebrar a classificação da equipe celeste para a Copa de 2014, obtida ontem com um empate em 0 x 0 contra a Jordânia.

No vídeo de 1 minuto, “El Fantasma del 50″ já chegou ao Brasil. Um simpático fantasma – quase uma caricatura do “Todo Mundo em Pânico” – circula pelo Rio de Janeiro espalhando “terror” aos brasileiros. Filme genial, na hora certa, muito bem filmado e sem os clichês típicos que aparecem quando gringos retratam o Brasil.

A campanha é obra da agência Notable com produção da Metrópolis Films. Para quem não conhece a história, na única Copa do Mundo realizada no Brasil, em 1950, o Uruguai venceu os donos da casa na final em plano Maracanã.

O Fantasma de 1950, também conhecido como “Maracanazo”, é um dos únicos grandes feitos da seleção do Uruguai na história. Agora é torcer pra eles caírem em alguma chave de confronto contra o Brasil, para mostrarmos que o futebol deles parou no tempo há muito tempo 🙂
Que venha o Fantasma de 50, que venha a França, a Argentina

Vai Brasil!

E se você, leitor uruguaio do B9, ficar de nhenhenhem com a Copa de 1950, assista este vídeo aqui 🙂

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

AntiCast 92 – Carla Dauden não vai à Copa (Entrevista)

Olá, antidesigners e brainstormers!
Neste programa, Ivan Mizanzuk e Zamiliano (o Carcaju Marxista) entrevistam Carla Dauden, a realizadora do vídeo “No, I Am Not Going to the World Cup”, no qual a própria expunha seus motivos pelos quais não irá para a Copa do Mundo no Brasil. Lançado durante as manifestações de Junho, o vídeo viralizou e, em apenas alguns dias, teve mais de 3 milhões de visualizações. Com essa exposição, Carla, que atualmente formou-se em cinema nos EUA, se viu no meio de uma série de acusações sobre conspirações, ao mesmo tempo em que foi elogiada por muitos pela atitude. Você viu o vídeo? O que achou dele? Mais: quem é Carla Dauden? Como foram seus estudos de cinema em Los Angeles? No que ela já trabalhou e vem trabalhando?

>> 0h12min23seg Pauta principal
>> 1h21min16seg Leitura de comentários
>> 1h41min00seg Música de encerramento: “Panic Station”, da banda Muse

Links
Canadá Intercâmbio
Palestra do Beccari lotada
Curso de FdD – última semana de inscrição no RJ
Vídeo do Mau Saldanha – “Before Goodbye”
AntiCast 10 – Vilém Flusser

Trabalho da Carla
Site oficial
Vídeo “No, I’m not going to the World Cup”
Vídeo “Yes, you can still go the World Cup”
Canal do YouTube
Webserie “Development Hell” (que a Carla dirige)
THE WASH (curta sobre conservação de água, vencedor de competição)
Reel (amostra de vários trabalhos)
Videoclipe “Blackwind”, de Patrick Watson
Videoclipe “Jesus Came to My Birthday Party”, de The Middle East
Making of de “Liberate”, da cantora Emma Cole

Outras referências citadas no programas
Documentário “Domínio Público” (a Carla utilizou algumas cenas dele no seu vídeo)
“Para a Questão da Habitação” (texto do Engels, de 1873, citado pelo Zamiliano)
Sobre o caso da Vila Autódromo, citado no programa

Assine o Feed do AntiCast que é feed.anticast.com.br

iTunes
Ouça o AntiCast no iTunes aqui ou então manualmente:
Assine no seu iTunes da seguinte forma: Vá no Itunes, na guia Avançado > Assinar Podcast e insira o nosso feed feed.anticast.com.br

Redes Sociais
Nos acompanhe no twitter @anticastdesign, na nossa fanpage no Facebook e no Youtube (/anticastdesign)
Siga também o nosso irmão @filosofiadodesign.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Adidas lança bola que mede estatísticas de desempenho dos jogadores

A Adidas desenvolveu uma bola de futebol, a Smart Ball, que gera feedbacks em tempo real sobre o desempenho dos jogadores, através de um sensor embutido na bola que envia informações para um aplicativo mobile.

“A Smart Ball foi criado para todos os fãs de futebol. Poucas crianças aprendem a chutar uma bola corretamente e nós queremos dar às pessoas a oportunidade de aprender e se divertir ao mesmo tempo.” – Christian DiBenedetto, Diretor de Inovação da Adidas, para SBNation 

O sensor é do tamanho de uma bola de golfe, suspendido no centro de borracha do produto. Flexível, consegue se manter no lugar para medir a velocidade da bola, a velocidade de rotação, o eixo de rotação, a trajetória, a localização do contato e suas curvas depois que a bola entra em contato com o pé.

Estas variáveis são enviadas ao aplicativo para iPhone integrado à bola via Bluetooth, resultando em uma análise instantânea sobre o jogo e seus jogadores.

adidas-smartball-app

Unindo este lançamento à chuteira de campo adizero F50 soccer cleat, que possui inteligência similar em seu sensor e integração com aplicativo miCoach Elite, a Adidas espera melhorar o desempenho dos jogadores através de dados em tempo real, análise de desempenho e feedback construtivo e certeiro, para que tanto jogadores como treinadores trabalhem suas habilidades no instante e local da partida.

adidas-smartball-2
adidas-smartball-3

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Madrid 2020: Olhando para os nossos próprios problemas estéticos

Ontem o Merigo me encaminhou a mensagem de um leitor do B9 chamado Lucas Sousa, comentando que eu poderia fazer um texto sobre toda essa polêmica em torno do logo da candidatura de Madrid para ser a sede dos Jogos Olímpicos de 2020. E sinceramente? Fui dormir sem a menor vontade de falar sobre isso.

Mas acordei com esse nó na garganta. E é o seguinte…

Eu me canso dessas críticas mal fundamentadas sobre o logo disso ou daquilo. Como brasileiros, nós deveríamos é estar pressionando, criticando e lutando contra os nossos próprios problemas estéticos – como aquela coisa horrorosa que a agência África criou para a Copa do Mundo de 2014 e tentou nos convencer de que era o bonito, agradável e ideal. O Brainstorm9 chegou a receber um pseudo e-mail da “Justiça Brasileira”, nos proibindo a comentar sobre o tema. Acreditam?! Porque é assim que as coisas funcionam por aqui, no “melhor país do mundo”.

Agora, falando da Espanha?
Eles tem todo o meu respeito e admiração quando se fala em design.

É uma terra fértil (muito mais do que a nossa), com grandes – e ativos – profissionais e escritórios, como a Astrid Stavro, o Design People Studio, Martí Guixé, Toormix, Yvonne Blanco e até mesmo o “papa” da tipologia, José Scaglione. Seis nomes que pipocaram na minha cabeça – quando, se pensarmos ou pesquisarmos mais encontraremos outros seiscentos desses por lá. É como meu amigo Thiago Massambani (que tem família em Madrid) sempre me diz: “– Saulo, eu ando no supermercado e parece que estou em uma aula de design de embalagens, ando na rua e é aula de comunicação visual“. Igual aqui: só que ao contrário.

Logo, caguei se alguém acha que esse logo parece um packshot de Havaianas. Mesmo que fosse o caso, seria melhor que parecer o Chico Xavier psicografando uma carta, não?

Ou aquela história de que escreveram “20020″ ao invés de “2020″. Você, Crítico de Design via Twitter, acredita mesmo que esse logo foi feito em 20 minutos? Que ninguém olhou durante semanas (e talvez meses) para cada curva dessa peça? Tanto faz, onde você vê “20020″, eu vejo nitidamente “M20″.

No final das contas, temos é que lamentar o fato de que toda essa diferença não é apenas estética, mas é estrutural, cultural, política e social. Quer um exemplo? Madrid tem Barajas (quem já pisou lá, sabe do que eu estou falando): um aeroporto tão impressionante, que quem olha logo deduz que o Rio (sede de 2016) não tem condição de construir algo parecido nos próximos 80 anos. No lugar disso, fica a dica de uma amiga que trabalha no ramo da aviação: “- Se você comprar muitos eletrônicos em Nova York, volta pelo Rio! Porque o scanner de malas do Galeão está quebrado faz quase 10 meses.”

E Lucas, você me curou de um câncer. Obrigado.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Novo Mineirão: Arquitetura de qualidade e apelo às redes sociais

“No universo digital, a modelização, a simulação, a apreensão, a análise e a crítica são partes de um mesmo processo que por vezes dura horas, minutos, segundos”, Fábio Duarte, arquiteto e urbanista.

Belo Horizonte, como se sabe, foi uma das cidades escolhidas para sediar a Copa do Mundo de 2014. Mineiro não é bobo, trataram de contratar, para elaboração do projeto arquitetônico de modernização do Mineirão, Gustavo Penna. Um breve apanhado sobre o currículo do arquiteto mineiro demonstra o cuidado na escolha do profissional. Ex- professor da Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFMG e ex-assessor do Ministério da Cultura para espaços culturais. Em 2011, recebeu dupla premiação: da revista Arquitetura & Construção, ganhou o troféu “O Melhor da Arquitetura 2011”.; e o projeto Casa Manacás foi agraciado com o International Architecture Awards.

Penna propôs contornando o estádio, uma grande praça (em vários níveis), de onde irá se projetar uma larga “passarela” para o Mineirinho. Entenda-se a passarela como um passeio elevado (pelas perspectivas parece ter a mesma largura de uma via automobilística), com direito a arborização no segmento intermediário: monumental. Vegetação, eis uma questão que me deixou em dúvida sobre o conforto térmico dessa proposta. Embora tenha achado sensacional a amplitude da praça e imagine o espaço completamente livre de obstáculos condizente com uma ocupação volumosa de pessoas, como é típico em eventos esportivos, sinto falta de maiores trechos sombreados. Durante os dias ensolarados não será muito agradável perambular por lá.

“O Complexo Mineirão se integra ao conjunto Urbanístico-Arquitetônico da Lagoa da Pampulha e edificações do seu entorno, formando o mais vigoroso pólo turístico e cultural da capital mineira. São equipamentos que, complementados, reequipados e revitalizados, serão capazes de se transformar em um Complexo de inequívoca dimensão internacional”, trecho do memorial disponível no site da GPA&A – Gustavo Penna e Associados.

Para a elaboração do projeto executivo foi contratado o escritório não menos gabaritado: BCMF Arquitetos. Também pertencem a ele os créditos das imagens ilustrativas do projeto. A equipe possui experiência comprovada na concepção de edifícios relacionados à prática esportiva: receberam a Medalha de Ouro no Primeiro prêmio IAKS LAC e o Special Prize no IOC/IAKS Award.


Se quiser saber mais informações sobre o Novo Mineirão, além dos sites dos escritórios de arquitetura, o estádio possui endereço próprio na internet. Ao carregar a página, um time – cujo formato faz referência icônica à planta baixa do Mineirão – marca aos 90 minutos, daí você poderá dar um giro de 360° ao som da torcida. Se não chega a ser uma realidade virtual, é uma forma de fruir o espaço online. Além do mais, é disponibilizado um conteúdo enciclopédico: você poderá descobrir de onde veio a grana para as obras, quais jogos ali foram disputados e seus placares, número de gols por ano e que a fachada do estádio é tombada pelo Conselho de Patrimônio Histórico de Belo Horizonte. Além da página oficial, o Novo Mineirão conta com twitter, página no facebook e canal no Youtube.

Há pouco tempo atrás, mesmo uma obra desse porte – que modifica um espaço tão simbólico quanto um estádio – seria resolvida com desenhos em duas dimensões, umas poucas perspectivas, quem sabe uma maquete e um memorial descritivo. Agora, aos recursos tradicionais, ainda utilizados, acrescem-se as modelagens tridimensionais que auxiliam na criação, facilitam o convencimento do cliente quanto ao partido arquitetônico e a exiquibilidade das ideias mais ousadas; ao serem disponibilizadas na rede, permitem uma melhor comunicação com o público. A obra não é simplesmente executada, é remotamente vivenciada através dos diversos aplicativos tecnológicos e redes sociais disponíveis.

E essa quantidade toda de fusca? :)

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Nike | Convocados

É certo que nunca haverá unanimidade sobre a lista ideal de jogadores para representar o Brasil, a pátria de chuteiras, numa Copa do Mundo. Entre xingamentos ao técnico Dunga pela não convocação dos novos meninos da Vila Belmiro, ou pela ausência de consagrados craques como Ronaldinho Gaúcho, Adriano, Felipe, Alessandro, Chicão, William, Roberto Carlos, Ralf, Jucilão, Elias, Jorge Henrique, Dentinho e, claro, Ronaldo Fenômeno, há também quem aponte coerência entre as convocações e que a lista era bastante previsível.

Enquanto ansiosos articulam matemáticas para organizar o bolão da Copa, economistas traçam probabilidades de encontrar um campeão (recebi um relatório da Goldman & Sachs, não sei se verídico ou fake, sobre as chances de cada seleção), colecionadores colecionam figurinhas, crianças pintam as ruas e empregados se organizam para enforcar os dias de jogos e praticamente garantir um mês de férias, a Nike antecipou sua aposta e colocou no ar hoje, minutos após a lista oficial de convocados, um depoimento de quatro jogadores sobre a emoção de defender o Brasil na África do Sul.

No vídeo, Maicon, Nilmar, Luís Fabiano e Robinho falam a respeito de defender a camisa canarinha na Copa. Vejam:

Eis a Seleção Brasileira aí. Enquanto vocês torcem, eu vou esperar pela volta do Campeonato Brasileiro, que é bem mais legal. #vaiCorinthians #obinaémelhorqueetoo #seobrasilganhardacoreiadonortequeméqueeuvouzoar?

Ação da F/Nazca.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


Você viu? Meninos da Vila dançando Single Ladies

Tem um monte de gente dançando para convencer o Dunga a convocar os meninos da Vila, mas por essa ninguém esperava. Pintou ontem no intervalo do Fantástico e dividiu opiniões. O filme da África, para Seara, com criação de Marcelo Tas mostrando Robinho, Ganso e Neymar homenageando o clipe de Single Ladies de Beyoncé: hit ou pesadelo?

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


Coca-Cola | Lesotho

Quando eu era moleque-nerd e ficava horas vendo o mapa-mundi pirava com Lesoto, um país-dentro-de-um-país. Como o “país em volta” é a África do Sul a Coca-Cola resolveu aproveitar para criar uma historinha divertida de como os torcedores da Argentina estão convencendo a população local a torcer pelo seu time na Copa do Mundo 2010.

O problema é que a torcida por lá achou uma #putafaltadesacanagem a mesma ideia ser aplicada, pelo que já dá para ver no YouTube, no Paraguai e Chile:

Viu outro vídeo parecido por aí? Manda!

Via @rafaelziggy.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie