Um Google Street View debaixo d’água mostra o que o impacto ambiental pode causar

Ao invés de falar sobre as mudanças climáticas e a possibilidade da elevação do nível dos oceanos inundar certas localidades, o site de crowdfunding ambiental Carbon Story resolveu mostrar o que poderia acontecer.

Usando o Google Maps, o site World Under Water inunda qualquer endereço registrado pelo Street View, dando uma noção mais real sobre o impacto que o aquecimento global pode causar.

Paris

NY

Barcelona

Londres

Vale lembrar que a ação adiciona quase 2 metros de água para qualquer localização – ou seja, não há distinção entre endereços litorâneos (que supostamente teriam níveis de inundação maiores) e locais montanhosos. Ainda assim, a provocação é interessante e permite uma visualização customizada – além das grandes cidades já retratadas no site, é possível colocar qualquer endereço na caixa de busca e ver, por exemplo, como seria a Avenida Paulista inundada, ou até mesmo o endereço da sua casa.

O World Under Water foi criado para lembrar o Dia do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, e foi realizado através de uma parceria com as agências BDDO e Proximity de Cingapura.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Europa x CO2: Street Fighter inspira nova campanha do Greenpeace

A emissão de CO2 é o tema da mais nova campanha do Greenpeace no Reino Unido, que desta vez pede que as pessoas cobrem de seus representantes uma política para tornar os carros mais eficientes na Europa. O vídeo criado pela Man+Hatchet mistura live action e 8bit, com uma trama inspirada no game Street Fighter.

A história começa no Parlamento da União Europeia, quando um homem discursa sobre a necessidade de criar uma meta para reduzir a emissão de CO2 de carros, o que terá reflexo direto no clima e até mesmo no bolso dos cidadãos. Caso contrário, existe um risco de as emissões se tornarem um verdadeiro monstro ameaçando a Europa… É claro que, para variar, ninguém dá atenção, o que abre espaço para que o monstrinho CO2 faça a sua aparição.

green2green3green4

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

The Power Guzzlers: animação divulga a Hora do Planeta

Para divulgar a Hora do Planeta, que rola neste sábado entre as 20h30 e 21h30, a agência Spinas Civil Voices encarregou o estúdio Kompost de criar a animação The Power Guzzlers’ Time is Up, para a WWF da Suíça. Nos créditos, dois brasileiros: Ian Sampaio e Leandro Franci, responsáveis pela animação 2D e compositing.

Com um visual de encher os olhos e uma trama muito bem sacada, a animação usa dois personagens em um restaurante para fazer uma analogia entre o consumo de energia elétrica e comida.

Enquanto um se empanturra com energia, outro come calmamente. Curiosamente, os dois “funcionam” da mesma maneira, mas a diferença aparece mesmo é na conta.

planeta1planeta2planetaplaneta3

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Bicycled transforma carros velhos em bicicletas

 

Imagine se os veículos que apodrecem em um ferro-velho pudessem ser úteis, mais uma vez, como meio de transporte? Só que nessa segunda chance para voltar a rodar por aí, os carros retornariam em uma forma mais evoluída: uma bicicleta. Os criativos da Lola Madrid resolveram ir além da imaginação e colocar essa ideia em prática no projeto Bicycled.

Todos os pontos apresentados pela iniciativa são bem bacanas. Além da questão ambiental, a bicicleta também é um meio de transporte saudável (desde que os ciclistas sejam respeitados) e o projeto está dando a oportunidade de resgatar a velha arte das bicicletas feitas à mão, o que resulta em peças únicas.

Ainda assim, uma questão permanece no ar: o preço. Quem acessar o site pode fazer uma pré-encomenda das bicicletas que serão produzidas pelo Biclycled, mas até o momento não foi divulgado quanto cada peça irá custar. Pode ser um preço simbólico, o que certamente serviria de estímulo para muitas pessoas, quanto pode ser um valor absurdo – que até faz sentido se levarmos em conta a origem artesanal do produto, mas que pode ser um grande obstáculo em uma ação social.

1 2

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

WWF: ouça a sua avó!

Todos os anos, no inverno, vovós do mundo inteiro tricotam suéteres adoráveis (e quentinhos) para seus netinhos. E mesmo assim, eles nunca usam…  Diferentemente do Brasil, onde as temperaturas são mais amenas, muitos países contam com aquecimento central para aguentar a friaca do inverno. Infelizmente, as pessoas acabam exagerando nas temperaturas, só para andar de camiseta pela casa. É daí que voltamos às vovós, estrelas da nova campanha do WWF Canadá, que estão pedindo para que todos usem os suéteres feitos por suas vovós e reduzam o uso do aquecedor.

Além do filme simpático, criação da John St. Canada com produção da Tool of North America/Radke, a campanha inclui a celebração do Dia Nacional do Suéter, em 7 de fevereiro, e um papinho com as vovós. Pelo telefone, é claro. Os canadenses só precisam acessar o hotsite, escolher a vovó que mais se parece com a deles (ou de seus amigos), fornecer o número de telefone e esperar pela ligação. Tem a vovó doce, a mal-humorada, a apaixonada e aquela que adora fazer você se sentir culpado.

No ano passado, segundo a própria WWF, o Dia Nacional do Suéter mobilizou mais de 1,5 milhão de canadenses, além de 300 organizações. Este ano, eles querem aumentar ainda mais o número de participantes.

Depois dessa, melhor ligar para sua avó.

wwf

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Greenpeace coloca casa de Papai Noel à venda

Parecia impossível, até que se tornou inevitável: Papai Noel terá de se mudar e já está anunciando a venda de sua casa. Aproveitando o Natal é o tema da vez, o Greenpeace uniu forças com a agência BBH LA para criar o Santa Relocation Project, uma ação dentro da campanha Salve o Ártico. Para quem acessa a página da iniciativa no Facebook, encontra um álbum com as fotos utilizadas para vender a casa do bom velhinho, que está sendo obrigado a se mudar em função do derretimento do Ártico.

“Compre a seu próprio risco. A não ser que a gente consiga reduzir o aquecimento global, você não será capaz de aproveitá-la por muito tempo”, diz o anúncio de venda. Nas fotos, descrições da oficina, a cozinha que já foi danificada pela água, os pequenos beliches e a bela vista para o oceano.

O anúncio foi colocado no site Craigslist em Miami, Nova York e Los Angeles, mas já foi removido destes dois últimos. Redes sociais como o Twitter e Instagram também foram envolvidas. Na primeira, os usuários podem colaborar com ideias e dicas de novos lugares que Papai Noel poderia escolher para morar utilizando a hashtag #SantaRelocation, enquanto a segunda divulga imagens de listas de Natal escritas por criança para lembrar que este talvez seja o último ano que elas enviarão seus pedidos ao Polo Norte.

322751_260937240698488_2133288139_o
621851_260937247365154_280392360_o
481874_260937294031816_321873484_n
459613_260937384031807_1719569112_o

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement